EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

1 de Junho de 2020

Ondas de até 2,15m podem atingir Santos neste fim de semana

Alerta do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta atribui a elevação no mar ao avanço de uma frente fria

O avanço de uma frente fria deixará o mar agitado na região neste final de semana. Boletim emitido pelo Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas (NPH) da Unisanta, na tarde desta quinta-feira (20)m, indica picos de ondas superiores a 2,15 metros na madrugada de domingo (23), no Estuário de Santos. A força e altura da maré prevista no alerta pode afetar a operação das Balsas, alerta a Dersa – empresa paulista responsável pela travessia paulista. 

Conforme a previsão do NPH, ondas moderadas oriundas do quadrante sul são esperadas a partir de sábado (22). Com isso, a maré na Baía de Santos pode ultrapassar 1,8m no sábado e 2,0m no domingo (23). Isso representa um aumento de 60 centímetros em relação a tábua de marés.

No Estuário, contudo, a elevação será maior: a previsão é que o nível do mar ultrapasse 2,15m. Para o começo da tarde do mesmo dia, a previsão é de elevação superior a 2,10m.

O Plano Municipal de Contingência para Ressacas e Inundações de Santos prevê que seja acionado estado de alerta caso previsão de maré seja acima de dois metros na baía e no estuário. Nessa situação, há risco de o mar invadir a pista da avenida da praia e inundações em bairros da Zona Noroeste. 

"No entanto, não são esperados impactos significativos nas estruturas urbanas costeiras devido a intensidade moderada e a direção preferencial das ondas", destaca o informe do NPH. 

Modelos numéricos do núcleo de pesquisa atribuem a mudança nas condições da maré a ventos intensos na região costeira, devido ao avanço de uma frente-fria. O Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas destaca que a previsão é baseada em modelos numéricos, podendo sofrer alterações ao longo do tempo. 

A Defesa Civil de Santos alerta para aumento de nebulosidade no período da tarde desta quinta-feira (20). O órgão afirma ser probabilidade de 85% para chuva de intensidade moderada. Na sexta-feira (21), a previsão é dia chuvoso, de intensidade forte desde a madrugada.

Tudo sobre: