EDIÇÃO DIGITAL

Terça-feira

16 de Julho de 2019

Obras na Lagoa da Saudade, em Santos, seguem paradas

Serviços no Morro da Nova Cintra aguardam aprovação de mais recursos para continuar

A construção de um deck na Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, em Santos, aguarda aprovação de mais recursos para continuar, porque foram encontrados problemas estruturais inesperados. A obra está há quase um ano e meio parada. É proibido ter acesso à lagoa, as pessoas mal conseguem andar nas calçadas (ou no que sobrou delas) e o mato ainda está por cortar.

“Passo aqui todos os dias para levar meu filho no Rubens Lara (UME Deputado Rubens Lara) e é terrível para atravessar. O espaço ficou mais curto das calçadas, fora que está juntando bichos por causa do mato”, reclama Ederlaine Soares.

Orçada em cerca de R$ 1,4 milhão e com prazo para dezembro de 2018, a obra pode chegar aos R$ 2 milhões, segundo a Prefeitura. Tudo porque foram encontrados problemas de desbarrancamento nas bordas, o que prejudicaria a estrutura do deck, de acordo com a Administração.

O novo aporte deve vir do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur). A Prefeitura afirma que as obras devem ser retomadas o mais breve possível, mas sem fixar uma data.

IMPASSE

Um dos principais pontos turísticos de Santos, a Lagoa da Saudade está fechada desde junho do ano passado. O prazo original da obra era de seis meses. A intervenção começou efetivamente em agosto.

A justificativa da Prefeitura para a paralisação das obras, à época, foi que o cabeamento da CPFL e a rede da Sabesp impediriam o posicionamento de máquinas que ajudariam no trabalho.

Em razão disso, houve uma redução no ritmo, para que técnicos da Prefeitura pudessem fazer readequações e retomar os serviços. A promessa era de que os trabalhos voltassem em4defevereiro.

O deck de concreto, ao redor da lagoa, terá 1,6 mil m² – a Lagoa tem 200 mil m². O projeto promete dobrar o número de quiosques no local, de dois para quatro.

Além disso, serão instalados22bancosedez lixeiras ao redor da Lagoa, junto com novas placas de sinalização. A Administração Municipal diz, ainda, que o local receberá 70 luminárias em LED para poste e grama.