Obras da 2ª fase do VLT chegam ao Centro de Santos e trazem interdições nas ruas

Sem atrapalhar o Natal, autoridades querem entregar parte dos trabalhos até o fim do ano

Por: Daniel Gois  -  12/04/22  -  12:58
Atualizado em 12/04/22 - 22:17
Obras para ampliar percurso do VLT chegam ao Centro de Santos
Obras para ampliar percurso do VLT chegam ao Centro de Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

A segunda fase de obras do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), em Santos, começam a chegar no Centro. A expectativa das autoridades é que parte dos trabalhos sejam entregues entre novembro e dezembro, sem prejudicar o período de Natal. O assunto foi discutido nesta terça-feira (12), durante reunião entre o prefeito de Santos, Rogério Santos (PSDB), o Secretário Estadual de Transportes Metropolitanos, Paulo José Galli, e o diretor-presidente da Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU), Marco Antonio Assalve.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


As obras estão na segunda fase e já há interdições na Rua João Pessoa, um dos principais pontos de movimento do Centro santista. Os serviços envolvem drenagem, interdições de ruas e trabalhos na rede elétrica.


"É uma região que teve várias modificações. É uma infraestrutura já instalada e antiga. É uma obra de mobilidade urbana, mas que envolve uma boa etapa de drenagem. Uma parte estará finalizada no fim do ano", disse o prefeito Rogério Santos.


O secretário Paulo Galli afirma que 40% das obras de drenagem e 25% dos serviços ligados a esgoto já estão executados. Ele ressalta que o VLT só vai operar pelo Centro quando todas as etapas estiverem concluídas.


"Vamos continuar fazendo (as obras) de uma maneira bastante acelerada. Avançamos mais de 20% dessa obra. O número de trabalhadores foi mais que duplicado, garantindo velocidade. Precisamos saber quais frentes serão trabalhadas e onde serão as interferências. Ele só vai operar depois que tiver tudo pronto e com toda via e os trens testados", explica.


Uma nova reunião está agendada para esta quarta-feira (13) com a equipe técnica, onde as autoridades vão discutir prazos para as entregas de cada parte das obras.


Autoridades se reuniram na Prefeitura de Santos para falar sobre as obras do VLT
Autoridades se reuniram na Prefeitura de Santos para falar sobre as obras do VLT   Foto: Matheus Tagé/AT

Interdições

O presidente da Companhia Engenharia de Tráfego de Santos (CET), Antônio Carlos Silva Gonçalves, disse que as interdições de vias no Centro serão comunicadas aos comerciantes para que eles possam se programar com antecedência. Ele destaca que a Rua Amador Bueno também será afetada.


"Tanto (na Rua) Amador Bueno como (na Rua) João Pessoa, a obra mais forte deve começar no mês de maio. Temos o compromisso de informar os comerciantes com antecedência de um mês. O grande desafio é que possamos concluir antes do período de Natal".


Além da sinalização física pelas vias, os moradores podem consultar pontos de desvio pelo aplicativo Waze, auxiliando na escolha das rotas.


Gonçalves destaca que as obras de drenagem e esgoto já foram executadas em outras vias, como a avenida Conselheiro Rodrigues Alves e as ruas Carvalho de Mendonça, Campos Melo, da Constituição, Cunha Moreira e Luiz de Camões.


Logo A Tribuna
Newsletter