Obra na Lagoa da Saudade está parada, e trabalhos devem ser retomados em fevereiro

Serviços em um dos principais pontos turísticos de Santos devem retornar a partir de 4 de fevereiro, segundo prefeitura. Custo da reforma é estimado em R$ 1,4 milhão

Por: Cássio Lyra  -  22/01/19  -  14:08
Projeto prevê um deck de concreto, gramado e novo playground
Projeto prevê um deck de concreto, gramado e novo playground   Foto: Rogério Soares/AT

Um dos principais pontos turísticos de Santos, a Lagoa da Saudade, localizada no Morro da Nova Cintra, está fechada para obras desde o ano passado. Quem passa pelo local encontra uma placa colocada pela prefeitura informando que a reurbanização da Lagoa teve início em junho de 2018, com previsão de entrega em seis meses. No domingo (20), completaram-se sete meses, e a obra ainda não foi concluída.


A reportagem de A Tribuna On-line esteve no local na manhã de segunda-feira (21), e encontrou a Lagoa com barreiras de proteção ao seu redor. No momento, não havia pessoas trabalhando no local. A sinalização informa que a reurbanização teria início em 20 de junho, mas, segundo a prefeitura, os trabalhos coemçaram no mês de agosto.


Em nota, a Prefeitura de Santos, por meio da Secretaria de Infraestrutura e Edificações, informou que foram observadas interferências durante a execução da obra, ainda em 2018, no que diz respeito à rede da Sabesp, cabeamento da CPFL e conjunto arbóreo, que impediram o posicionamento de máquinas que ajudariam nos serviços.


Em razão disso, houve uma redução no ritmo da obra, para que técnicos da prefeitura pudessem fazer readequações para a continuação dos serviços. Devido ao problema, haverá um extensão no prazo de entrega em mais três meses. A administração diz ainda que, a partir de 4 de fevereiro, as obras serão retomadas.


Serviços na Lagoa da Saudade devem ser retomados a partir do dia 4 de fevereiro
Serviços na Lagoa da Saudade devem ser retomados a partir do dia 4 de fevereiro   Foto: Cássio Lyra/AT

Reurbanização


A Lagoa da Saudade irá ganhar um novo deck de concreto ao seu redor, com extensão de 1.600 m². O projeto da prefeitura promete dobrar o número de quiosques no local, de dois para quatro. Além disso, serão instalados 22 bancos e dez lixeiras ao redor da Lagoa, junto com novas placas de sinalização.


A administração municipal diz, ainda, que o local receberá 70 luminárias em LED para poste e grama, garantindo boa iluminação e mais segurança durante a noite.


A obra na Lagoa da Saudade, espaço com área total de 200 mil m², é executada pela empresa Spalla Engenharia, vencedora da licitação, sob supervisão da Secretaria de Infraestrutura e Edificações (Siedi). O investimento no local é de R$ 1,4 milhão, recursos oriundos de convênio com o Governo do Estado.


Lagoa da Saudade é um dos principais pontos turísticos de Santos
Lagoa da Saudade é um dos principais pontos turísticos de Santos   Foto: Rogério Soares/AT

Logo A Tribuna