Obra em escadaria hidráulica do Monte Serrat, em Santos, está em etapa final

Segundo a prefeitura, mecanismo servirá para aumentar a vazão e diminuir a velocidade da descida da água de chuva, evitando erosões

Por: De A Tribuna On-line  -  22/01/19  -  15:49
Quando estiver em funcionamento, a escadaria vai receber a água que atualmente desce pela caneleta
Quando estiver em funcionamento, a escadaria vai receber a água que atualmente desce pela caneleta   Foto: Isabela Carrari/ PMS

A obra da escadaria hidráulica do Monte Serrat, em Santos, está em sua etapa final. Faltam apenas 20 metros para alcançar a Escadaria Monsenhor Moreira, nas proximidades do nicho 3. Segundo a prefeitura, a obra será uma solução de engenharia para os problemas de drenagem de águas pluviais do morro.


De acordo com a administração municipal, o mecanismo servirá para aumentar a vazão e diminuir a velocidade da descida da água de chuva, evitando erosões. Quando estiver em funcionamento, vai receber todo o volume de água que atualmente desce pela canaleta, na lateral da escadaria por onde circulam osquase 1,4 mil moradores do morro, além dos visitantes.


Para execução dos serviços, que devem ser concluídos até o meio deste ano, será elaborado projeto de análise do comportamento do solo e das rochas, que definirá as ações necessárias para estabilizar a encosta na qual a escadaria está inserida, e que vem sofrendo, ao longo dos anos, pequenas e custosas intervenções para conter seus escorregamentos.


Logo A Tribuna