Novo viaduto na entrada de Santos ganha iluminação

São 342 luminárias de LED que mudam de cor conforme programação computadorizada

A entrada de Santos ganhou uma nova iluminação na noite desta segunda-feira (22). São 342 luminárias de LED instaladas embaixo do novo viaduto em curva, que liga as avenidas Martins Fontes e Nosso Senhora de Fátima, com previsão de inauguração em agosto, segundo a Prefeitura. A iluminação cênica do elevado terá programação computadorizada, podendo mudar de cor em datas especiais. Na parte de cima, para iluminar a pista, foram colocados 13 postes com lâmpadas brancas de LED. 

“Essa iluminação vai transformar esse equipamento também numa grande obra de arte na chegada à Cidade. As cores vão mudar conforme as celebrações que a Cidade vai fazer. É importante para que, além da questão da mobilidade, seja uma referência urbanística para a Cidade”, disse o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB). 

Uma das principais construções no pacote de obras, o viaduto em curva estava previsto para este mês, mas não ficou pronto. O projeto elimina o semáforo na entrada da Cidade para dar fluidez ao trânsito. Com início na Martins Fontes, cria uma rota exclusiva para quem vai sentido Zona Noroeste. O motorista que chega pela Via Anchieta passa por baixo dele. 

“Esse viaduto tem quase 500 metros de extensão e vai ligar duas regiões importantes. Mais de 100 mil pessoas que vivem na Zona Noroeste vão te ruma mobilidade melhor, mais qualidade de vida”, afirma o prefeito.  

O projeto da Nova Entrada de Santos tem cinco etapas, que estão sendo feitas ao mesmo tempo pela Prefeitura e pelo Governo Estadual. O valor passa de R$ 700 milhões. Os serviços incluem pavimentação, drenagem, iluminação e implantação de ciclovias e passarelas e ampliação a ponte da Rua Júlia Ferreira, no Chico de Paula. Mas as obras de maior relevância são a ponte sobre Rio São Jorge e quatro viadutos.  

O primeiro foi entregue pela Administração Municipal em novembro de 2019: o viaduto Anchieta, na Alemoa, com 410 metros de extensão para veículos que chegam na Cidade pela rodovia. Outros dois são de responsabilidade do Estado e estão sendo construídos pela concessionária Ecovias. 

Um deles é o viaduto do Piratininga, que ligará a Avenida Bandeirantes à marginal da Anchieta e Pista Sul. O outro, cria uma alça de saída da Alemoa industrial para a Anchieta. Ambos já deveriam estar prontos, conforme cronograma anunciado, em abril. A Ecovias informa que “estão previstos para serem concluídos no início do segundo semestre”. 

Já a ponte sobre Rio São Jorge interligará a Rodovia Anchieta (São Manoel) à Zona Noroeste (Bom Retiro), prevista para setembro, deve ficar pronta agora em novembro. Do lado da Zona Noroeste, ela fará a ligação com a nova Avenida Beira-Rio, também em construção.

Luminárias mudam de cor conforme programação computadorizada (Foto: Matheus Tagé/AT)
Tudo sobre: