Novo secretário de Esportes de Santos, Gelasio Fernandes Jr destaca projetos para biênio

Ex-triatleta foi secretário adjunto entre 2013 e 2016, e assumiu vaga de Sadao Nakai no início do mês

Por: Antonio Marcos & De A Tribuna On-line &  -  17/01/19  -  12:56
  Foto: Arquivo pessoal / Gelasio Fernandes Júnior

O ex-triatleta Gelasio Ayres Fernandes Júnior, de 53 anos, assumiu a Secretaria de Esportes de Santos no início deste mês. Substituto de Sadao Nakai – que pediu exoneração do cargo em outubro de 2018 para retomar seu mandato como vereador –, ele comentou sobre os desafios que terá pela frente, além dos projetos para este biênio.


Antes de assumir a Semes, Gelasio foi secretário adjunto entre 2013 e 2016 e, na atual gestão, foi diretor administrativo e financeiro da Cohab Santista.


Em entrevista à Tribuna On-line, o novo secretário de Esportes destacou a importância da parceria com a Fundação Pró Esporte (Fupes) – órgão responsável pelo esporte de alto rendimento da cidade –, a evolução da ginástica nos últimos anos e os novos equipamentos que serão inaugurados.


AT - Até você assumir, a Secretaria de Esportes ficou três meses sem um responsável direto. Como você recebeu a secretaria, e quais os desafios pela frente?


Gelasio Fernandes Júnior- O secretário Sadao Nakai deixou os trabalhos bem encaminhados, que foram conduzidos pelo secretário adjunto até a minha chegada. Além disso, a Secretaria de Esportes conta com funcionáriosque há muitos anos atuam de forma competente. Quanto aos desafios, a secretaria é essencialmente uma prestadora de serviços da prática esportiva, atividade física e de fomento por meio das competições que realiza e apoia.O esporte e a atividade física são a celebração da saúde. Buscaremos, então, ampliar e melhorar o atendimento aos munícipes, fomentando cada vez mais a prática esportiva e promovendo atividades físicas que propiciem a melhoria da qualidade de vida da população.

AT - Apesar do período sem um secretário, a cidade de Santos foi 3ª nos últimos Jogos Abertos. A que se deve esse feito?

Gelasio - A Fundação Pró Esporte (Fupes), comandada pelo ex-atleta Hugo Duppré, conta com uma equipe técnica de trabalho competente, técnicos e atletas que há anos vivenciam o esporte de alto rendimento. Todos esses fatores foram determinantes para o sucesso nos Jogos Abertos.

AT - Quais são as áreas (bairros e modalidades) mais necessitadas que a Secretaria de Esportes pretende trabalhar mais forte nos próximos dois anos?

Gelasio - A Secretaria de Esportes vem atuando praticamente em todas as regiões da nossa cidade, seja com meios próprios ou por meio de parcerias com outras secretarias e entidades. Nosso trabalho não será voltado somente às modalidades esportivas. Iremos procurar melhorar e ampliar o que já existe, e daremos ênfase às atividades físicas que visem a melhoria da saúde e qualidade de vida da nossa população.

AT - A ginástica cresceu muito nos últimos anos por conta da Arena Olímpica da Zona Noroeste. Existe algum novo projeto para alavancar outra modalidade, independentemente do local?

Gelasio - Sim. O prefeito Paulo Alexandre Barbosa, em breve, irá inaugurar dois grandes equipamentos esportivos. Um deles é a piscina olímpica do Centro Esportivo e Recreativo Rebouças, que ampliará o atendimento da natação - um esporte tradicional na nossa cidade -, bem como outras atividades como, por exemplo, o polo aquático e o nado artístico (sincronizado). O outro equipamento a ser inaugurado é o ginásio do Centro Esportivo e Recreativo M. Nascimento Junior, que ampliará o atendimento de modalidades esportivas de quadra como futsal, basquete, vôlei e handebol, além de atividades físicas nas diversas salas que farão parte do equipamento.

AT - Qual o trabalho que a Fupes realiza junto à Semes? O que, de fato, a Fundação Pró Esporte agrega à Secretaria de Esportes?

Gelasio - A Fupes trabalha com esporte de alto rendimento. A principal função da Secretaria de Esportes é prestar serviços à população por meio do fomento à prática esportiva e atividade física, e não necessariamente formar atletas de alto rendimento. Eventualmente, alguns talentos podem surgir em uma de nossas escolinhas ou competições, beneficiando, assim, a Fundação Pró Esporte e a nossa cidade.


O novo secretário de Esportes de Santos é graduado em Direito e Educação Física pela Universidade Metropolitana de Santos. Ex-atleta de triatlo, ele participou de inúmeras competições no Brasil e no exterior, recebendo a convocação para a seleção nacional, onde representou o país no Campeonato Mundial da modalidade, em 1993, em Manchester, na Inglaterra.


Logo A Tribuna