No mês da conscientização sobre o câncer de mama, Grupo Tribuna promove evento a colaboradores

Na programação do Outubro Rosa, mastologista profere palestra no auditório da empresa

Por: ATribuna.com.br  -  27/10/22  -  11:55
O mastologista Vicente Tarricone Júnior ministrou palestra no auditório do Grupo Tribuna
O mastologista Vicente Tarricone Júnior ministrou palestra no auditório do Grupo Tribuna   Foto: Matheus Tagé/AT

Ainda por causa do Outubro Rosa, mês de conscientização sobre o câncer de mama, o médico mastologista Vicente Tarricone Júnior proferiu palestra nesta quarta (26) para colaboradores do Grupo Tribuna no auditório da empresa.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


A conversa serviu para tirar dúvidas e prestar esclarecimentos sobre a doença, que, no ano passado, teve estimados 66.280 casos novos, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca).


“Outubro é todo dia e, para um mastologista, é o ano inteiro. O câncer se combate com informação. Se você propagar dados sobre o comportamento da doença, tem resultados melhores”, explica Tarricone.


Ele lembra que, por não apresentar sintomas, o diagnóstico precoce do câncer de mama se torna ainda mais fundamental. “O sintoma mais frequente é o nódulo, que não dói. Se ela não tiver informações, não vai valorizar a necessidade da procura por assistência. Felizmente, isso mudou. A mamografia dá mais diagnóstico do que eu ao apalpar. Hoje, tem tecnologia para identificar em estágio bastante inicial”, aponta.


O médico mastologista reforça a importância da mídia na conscientização sobre o câncer de mama, ajudando a quebrar o estigma em torno da doença.


De acordo com ele o câncer de mama, “quando diagnosticado inicialmente, oferece grandes chances (de cura). O que não tem é hipertensão e diabetes. Fato é que, se a paciente sabe que tem direito de realizar uma mamografia, e o faz, identifica problemas mais precocemente, e há cura”, reitera.


Logo A Tribuna
Newsletter