EDIÇÃO DIGITAL

Domingo

19 de Maio de 2019

Mutirão em Santos e São Vicente previne hipertensão arterial

Realizado a partir desta quarta-feira, os exames serão feitos de graça por cerca de 50 estudantes de Medicina da Unimes

O Dia Mundial de Combate à Hipertensão será lembrado por estudantes de Medicina da Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). A partir desta quarta-feira (15), eles farão mutirões voltados à prevenção da doença que atinge 60 milhões de pessoas no Brasil.

Teste de glicemia, aferição de pressão, orientações cardiovascular, antitabagismo e nutricional, cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC) e circunferência abdominal serão os exames feitos, de graça, pelos cerca de 50 estudantes de Medicina da Unimes.

A pressão alta afeta, principalmente, pessoas acima dos 40 anos. É uma doença silenciosa que atinge cerca de 30% dos brasileiros. Se não tratada, ela pode causar graves problemas, como acidente vascular cerebral (AVC) e infarto, levando o paciente a ficar com sequelas ou à morte.

A médica cardiologista Juliana Filgueiras Medeiros, representante regional da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp), afirma que para diminuir a pressão arterial é preciso combater os fatores de risco e ter hábitos de vida saudáveis.

“A gente sabe que a pressão arterial está associada ao consumo de bebidas alcoólicas, à obesidade, ao sedentarismo, ao tabagismo e ao costume de ingerir alimentos ricos em sódio, como fast food e temperos prontos”, explica.

O mutirão de exames será realizado nesta quarta-feira (15), no estacionamento da Santa Casa de Santos, das 11 às 13h30. No dia 17, na Unimes (Rua Barão de Paranapiacaba, 15) e no dia 18 no 3º piso do Shopping Brisamar, em São Vicente, das 13h30 às 17 horas.