Museu do Café tem programação para os 477 anos de Santos

Haverá fotografia, exposições, oficinas e brincadeiras no dia 26

Por: ATribuna.com.br  -  13/01/23  -  06:30
Uma das atividades será um workshop de fotografia no museu e nas ruas que ficam no entorno do prédio
Uma das atividades será um workshop de fotografia no museu e nas ruas que ficam no entorno do prédio   Foto: Alexsander Ferraz

Acostumado a aguçar o paladar, o Museu do Café, na Rua XV de Novembro, 95, no Centro, também despertará o olhar. O motivo é o aniversário de Santos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


No dia 26, quando a Cidade completa 477 anos de fundação, o espaço abrigará um workshop gratuito de fotografia, das 10 às 17 horas. A ideia é estimular os participantes a observarem o Centro, sua arquitetura e suas memórias, conectando as descobertas com a história do grão.


Com o acompanhamento de Gino Pasquato, o público será guiado, pela manhã, pelas ruas do entorno do Museu e, em seguida, pelo prédio, que já foi sede da Bolsa Oficial de Café.


A atividade propõe que o grupo registre, em imagens, impressões dos espaços visitados e se debruce sobre o material produzido. Nessa reflexão, à tarde, serão analisadas a linguagem e a composição das imagens, descobrindo percepções individuais e coletivas, de modo que se amplie o repertório sobre a Cidade, a história do café e a sua relevância para o País.


Para participar, o e-mail é inscricao@museudocafe.org.br. Deve-se ter pelo menos 15 anos.


Outras atividades


Ainda no dia 26, o Museu do Café terá entrada gratuita, com acesso às áreas de exposições. Há três mostras em cartaz: Café, Patrimônio Cultural do Brasil: Ciência, História e Arte, Mundo em Rede: as Telecomunicações e o Café; e O Feminino no Café, 1870-1930. A bilheteria abrirá das 9 às 17 horas para a retirada do ingresso livre.


Também durante o aniversário de Santos, estará disponível o Espaço Café com Leite, que começou no dia 4 e vai até o dia 29, de quarta-feira a domingo, para o público infantil.


A ideia é que crianças, pais ou cuidadores vivenciem experiências lúdicas relacionadas ao grão e a sua história e cultura. Entre as atrações, o Cafezalzinho, que reproduz uma pequena plantação, apresentará do cultivo à colheita e a separação. Também estarão disponíveis itens como brinquedos, cama elástica e jogos educativos.


O Museu do Café também promove oficinas aos fins de semana e às 15 horas: Oficina de Minibarista (dia 14), Oficina de Geladinho de Café (dia 28) e Plantação de Mudas de Cafés (dias 21 e 29).


O acesso ao Espaço Café com Leite custa R$ 10,00, com direito à visitação às exposições no Museu. Crianças até 7 anos não pagam. O espaço lúdico é voltado para a faixa etária de até 10 anos. Para participar das oficinas, será preciso retirar senha com as monitoras 20 minutos antes do programa desejado.


Logo A Tribuna
Newsletter