Museu de Arte Sacra de Santos comemora 40 anos com peças históricas do século 16; VÍDEO

Primeira obra de arte sacra brasileira faz parte do acervo, além de objetos, roupas e quadros ligados ao catolicismo

Por: Jordana Langella  -  20/06/21  -  10:10
   Museu de Arte Sacra está localizado no Morro São Bento
Museu de Arte Sacra está localizado no Morro São Bento   Foto: Jordana Langella

Criado em julho de 1981, o Museu de Arte Sacra de Santos preserva traço e obras do Brasil Colonial. Localizado no Morro do São Bento, na entrada da Cidade, é um local de cultura, arte e religiosidade. Veja mais detalhes na videorreportagem a seguir.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!



Antes de ser um espaço cultural, o local já foi moradia de monges e refugiados, no antigo Mosteiro de São Bento, criado em meados da primeira metade do século XVII. "Os monges viviam e dormiam aqui, em quartos, chamados de celas. Depois, pacientes da Santa Casa também foram abrigados no local durante uma epidemia. Por fim, o Mosteiro serviu de moradia para refugiados russos", explicou Maria Paula Guerra, monitora educacional do museu.


Mas o patrimônio tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Condephaat (Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico), além de ser testemunha da história do País, também preserva características da arte sacra brasileira - a Nossa Senhora da Conceição do século XVI, primeira obra sacra feita em solo brasileiro; e a Santa Catarina de Alexandrina também do mesmo período, considerada um milagre pelos católicos, pois foi roubada por piratas, lançada ao mar e depois de 72 anos surgiu na água, sendo resgatada por escravos.


O Museu de Arte Sacra conta com indumentárias, artigos religiosos, quadros e objetos da história do catolicismo no Brasil. E permanece aberto para a visitação de quinta-feira a domingo, das 10h às 16h30. "Mesmo sendo uma instituição católica, há história e cultura no Museu, porque foi criado na época do Brasil Colônia, com muitas peças da época. As pessoas deveriam valorizar a cultura e ver as obras que nós temos aqui", finalizou Guerra.


   Detalhes do interior da Igreja Nossa Senhora do Desterro, ao lado do Museu de Arte Sacra
Detalhes do interior da Igreja Nossa Senhora do Desterro, ao lado do Museu de Arte Sacra   Foto: Jordana Langella/AT

Logo A Tribuna
Newsletter