Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Motoristas de aplicativos fazem protesto em Santos: ‘Não compensa trabalhar mais’

Encontro ocorreu na tarde desta terça-feira, na sede de duas empresas do segmento. Profissionais dizem que tarifas estão com preços baixos e cobram mudanças

Por: Thiago D'Almeida  -  23/02/21  -  19:29
Atualizado em 23/02/21 - 19:38

Motoristas de aplicativos se reuniram nesta terça-feira (23) na frente das sedes da Uber e 99 Táxi, em Santos, em protesto contra os descontos e a falta do aumento da tarifa para as corridas. A equipe de ATribuna.com.br esteve no local e conversou com organizadores da manifestação e motoristas que aderiram ao movimento. Confira a videorreportagem acima.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Os protestos foram organizados a partir de grupos em redes sociais. Em entrevista com o motorista Diego Anthony dos Santos, que trabalha no ramo do transporte por aplicativo há mais de cinco anos e é administrador de um desses grupos, foi explicado que a mobilização também ocorreu em outros estados brasileiros, com a mesma reivindicação.


Motoristas de aplicativos protestam na frente de sede da Uber e 99 Táxi
Motoristas de aplicativos protestam na frente de sede da Uber e 99 Táxi   Foto: Thiago D'Almeida/ATribuna.com.br

“Não apenas aqui, como em outros estados, hoje, fizemos essa manifestação pelo aumento da tarifa. Há aproximadamente cinco anos não temos reajuste. Se tem, é para baixo. Queremos que os aplicativos nos deem uma resposta e que a aumentem, pois a nossa corrida está abaixo de um litro de gasolina”.


Outra “organizadora” dos protestos, a motorista Danielle Braz, que trabalha no ramo há mais de três anos, disse que as reuniões reivindicam as “facilidades que [os aplicativos] estão dando para os clientes em vez de pensarem nos motoristas”.


“Em uma corrida mínima, recebemos R$ 4,50. O preço da gasolina está quase neste valor, que não é repassado para os motoristas”, afirma.


Motorista pinta o carro com palavras de protesto durante manifestação
Motorista pinta o carro com palavras de protesto durante manifestação   Foto: Thiago D'Almeida/AT

E o motorista Rodrigo Alves, que ‘pintou’ seu carro com palavras de protesto, também fez questão de expor sua indignação. “Hoje em dia, não compensa mais trabalhar por conta do aumento da gasolina, alimentos, entre outros. Estamos sofrendo e passando apuros na rua”, explica. “Você ‘faz’ 100 reais e abastece 50 para trabalhar o dia inteiro. Estamos em busca de uma resposta tanto da Uber quanto da 99 [Táxi]. Estamos cansados e está na hora de mudar. São mais de cinco anos com os aplicativos sem reajustes e a ‘galera’ segue sofrendo em benefício deles (os aplicativos). Não temos benefício algum, estamos só ‘gastando, gastando e gastando’”.


A equipe de ATribuna.com.br entrou em contato com as assessorias de imprensa dos dois aplicativos citados. Confira, na íntegra, a nota emitida pela Uber, a única recebida pela reportagem até o momento:


"A Uber quer reduzir os custos de quem realiza viagens de carro e entregas usando a nossa plataforma. Com os recém-lançados Uber Conta e o Uber Chip (plano de celular pré-pago), por exemplo, os parceiros conseguem economizar mais do que em qualquer outra plataforma. Uma vez implementados, os dois terão impacto positivo direto nas finanças das mais de 1 milhão de pessoas que usam a Uber para ganhar dinheiro.


Com relação a combustíveis, há quase dois anos lançamos o Uber Pro (programa de vantagens para parceiros) incluindo uma parceria com a rede Ipiranga para dar cashback de 4% em gastos com combustíveis pelo app Abastece Aí.


Pagando com o app Abastece Aí, o motorista parceiro da Uber tem direito a 4% de cashback sem que, pra isso, precise gastar pontos do programa KM de Vantagens. Isso significa que, além de receber de volta parte do valor gasto, o parceiro ainda acumula mais e mais pontos que pode usar, por exemplo, em trocas de óleo.


Além dessas vantagens, o Uber Pro ainda dá acesso ao motorista ou entregador parceiro da Uber a descontos em exames e consultas na rede particular (em parceria com a Vale Saúde Sempre), cursos online de inglês de graça (em parceria com o app Rosetta Stone) e descontos em cursos online de graduação (em parceria com o Grupo Kroton)."


Logo A Tribuna