EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

16 de Novembro de 2019

Moradoras do Caruara, em Santos, protestam contra a subprefeitura e condições do bairro

Grupo se reuniu para manifestar indignação com processo seletivo para vagas e citou problemas

Um grupo de mulheres se reuniu, na manhã desta quinta-feira (7), para protestar por melhorias para o bairro Caruara, em Santos. A manifestação teve início por volta das 7h e seguiu até 12h, segundo Gabriella Maria de Oliveira, de 30 anos, uma das participantes do encontro.

De acordo com a desempregada, cerca de 25 mulheres se reuniram para cobrar benfeitorias para o local e reivindicar a revisão de um processo seletivo para 20 vagas que ocorreu no mês passado, no aniversário do bairro. 

“Abriram 20 vagas de emprego. Mais de 300 pessoas se inscreveram, mas só colocaram quem trabalha com a parte política, como comerciantes e empresários. Mulheres como eu não tiveram a oportunidade. Pessoas que nem moram no bairro foram selecionadas”, revela.

Gabriella conta, também, que o bairro é carente e sofre com um índice de desemprego enorme. O grupo cobra a saída do subprefeito José Alberto Iglesias.

“Queremos melhorias para o bairro. A policlínica está desmoronando, faltam médicos. As ruas estão abandonadas. A Escola Judoca Ricardo Sampaio está com a quadra embargada, não sei como ainda deixam as crianças ali”, desabafa.

Por fim, ela diz que o grupo pretende retomar o protesto, mas teme uma represália. “Estávamos na Praça do Caruara, chamaram a polícia. Eles foram educados, mas ficamos com medo de retaliação”, pontua.

Em nota, a Subprefeitura da Área Continental informa que o processo seletivo para a contratação de funcionários para serviços de zeladoria foi feito pelo Centro Público de Empregos, em setembro deste ano, quando foram selecionados 96 trabalhadores moradores da Área Continental de Santos. A empresa vencedora da licitação (All Business) fez entrevista com esses selecionados e foram contratados 19 ajudantes gerais e um encarregado para os serviços de zeladoria nos bairros da região.

Tudo sobre: