Monitoramento da frota de viaturas da GCM ganha novo sistema em Santos

Objetivo é aperfeiçoar e agilizar o atendimento das ocorrências recebidas

Por: ATribuna.com.br  -  06/11/22  -  20:44
Atualizado em 07/11/22 - 13:18
Ferramenta vai aperfeiçoar e agilizar o atendimento das ocorrências
Ferramenta vai aperfeiçoar e agilizar o atendimento das ocorrências   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O controle sobre a frota dos veículos e viaturas ligados ao Centro de Controle Operacional (CCO) de Santos está sendo ampliado com auxílio da tecnologia. O objetivo é aperfeiçoar e agilizar o atendimento das ocorrências recebidas e flagradas pelo equipamento.


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De acordo com a Prefeitura, o novo sistema de gerenciamento e localização da frota passou a ser integrado ao CCO há cerca de um mês. A disponibilização da ferramenta faz parte do contrato de locação que fornece 270 veículos para 18 secretarias e órgãos municipais. Todos os automóveis possuem GPS e podem ser acompanhados em tempo real.


Segundo o analista de sistemas e chefe do CCO de Santos, Paulo Roberto Oliveira Souza, o novo sistema possui mais funcionalidades. “Como um ícone diferenciado para cada secretaria, mostra com setas o sentido que o carro está seguindo, além dos pontos de parada em cada local. Para o CCO, permite o maior controle das viaturas e o acionamento mais rápido para atender as ocorrências”, explica.


Atualmente, as viaturas da GCM registram, em média, tempo de até 15 minutos para atender os chamados recebidos pelo telefone 153, como casos de vandalismo, furtos e roubos a equipamentos públicos.


O sistema de monitoramento já era utilizado pelos gestores do Departamento de Administração e Transportes (Deat) da Secretaria de Gestão (Seges), responsável pelo gerenciamento da frota e agora também por representantes dos órgãos que atuam no CCO.


Com gestão da Secretaria de Planejamento e Inovação (Seplan), o equipamento integra a Guarda Municipal, Defesa Civil, Secretaria de Serviços Públicos e outros órgãos, abrangendo 150 veículos da frota locada, correspondente a 55% do total.


Outros benefícios

Além dos benefícios para o atendimento das ocorrências, o novo sistema também colabora para o controle de itinerários dos veículos locados pela Administração Municipal, que atendem o transporte de pacientes e outros serviços, as apurações de denúncias de irregularidades ou infrações de trânsito e a otimização da frota.


“Como os veículos possuem GPS, pelo sistema conseguimos saber quando o carro está ocioso, por exemplo, e assim remanejar para outra secretaria que precisa, alcançando o melhor aproveitamento do veículo”, explica o chefe do Deat, Rafael Medina.


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