Lixeira em forma de peixe será entregue nesta sexta no Boqueirão, em Santos

Munícipes poderão escolher nome da instalação no domingo

Por: De A Tribuna On-line  -  01/02/19  -  00:26
Lixeira em forma de peixe será entregue no Boqueirão
Lixeira em forma de peixe será entregue no Boqueirão   Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santos

Uma grande lixeira em formato de peixe para resíduos recicláveis será entregue nesta sexta-feira (1º), em Santos. A instalação, que ficará no trecho de areia em frente à Rua da Paz, no bairro Boqueirão, integra a campanha 'Recicla Praia', em comemoração ao aniversário da cidade.


Feita com aço galvanizado e recoberta com tela de aço, a instalação possui cerca de 4 metros de comprimento por 2 metros de altura. O lixo reciclável poderá ser depositado na “boca” do peixe. No local, monitores da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) orientarão os banhistas.


A iniciativa visa alertar a população para o perigo do descarte incorreto do lixo ao meio ambiente marítimo. Dados da Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que 80% do lixo marítimo é composto por plástico, e que, em 2050, o número de resíduos plásticos irá superar a quantidade de peixes.


Votação


O nome do “peixe” do Boqueirão poderá ser sugerido pela população. A postagem oficial será realizada no domingo (3), às 11h, no Facebook da Prefeitura de Santos, e ficará disponível até às 11h de segunda-feira (4). As regras para participação estarão presentes na publicação.


O autor do nome escolhido irá ganhar o livro "Patrimônio Histórico Cultural e Natural Região Metropolitana da Baixada Santista", que aborda a importância histórica das nove cidades da região, além da beleza natural e valor cultural, e quatro ingressos para o Museu Pelé.


Orientação


A campanha também realizou, durante duas semanas, a orientação dos ambulantes no trecho de areia. Os monitores da secretaria reforçaram a necessidade do descarte seletivo do lixo orgânico e reciclável. A ação ocorrerá até o carnaval, com o apoio do programa estadual 'Verão no Clima', onde 24 monitores estarão presentes em três tendas com cartilhas e ecojogos.


Logo A Tribuna