Livraria Saraiva fecha unidade da Avenida Ana Costa, em Santos

Local foi uma das 20 lojas em todo o País que tiveram atividades encerradas este mês

Por: De A Tribuna On-line, com informações do Estadão Conteúdo  -  06/11/18  -  18:49
  Foto: Nirley Sena/AT

A Livraria Saraiva fechou a unidade da Avenida Ana Costa, no Gonzaga, em Santos. O estabelecimento foi um dos 20 em todo o País que tiveram as atividades encerradas este mês.


Em comunicado enviado à imprensa, a Saraiva comunicou que a decisão se deve a“desafios econômicos e operacionais do mercado” e a uma mudança na “dinâmica do varejo”.


A empresa não confirmou a relação das livrarias fechadas, mas, segundo fontes do mercado, além da unidade santista, estão lojas de Londrina, Campinas (Galeria Shopping), Alphaville, Tamboré, Granja Viana, Mogi das Cruzes e dos shoppings Anália Franco, West Plaza e Plaza Sul.


Em comunicado enviado ao jornal Estado de S. Paulo, a Saraiva informou que vem tomado "medidas voltadas à evolução da operação e perenidade do negócio". Isso inclui o fechamento das lojas e o fortalecimento do e-commerce, que hoje representa, segundo a empresa, 38,4% do negócio.


A rede tem, no momento, 84 livrarias. Em um aviso colado ao lado das portas da antiga unidade da Avenida Ana Costa, a Saraiva destacou o número de lojas existentes, além do site, e indicou a existente no Praiamar Shopping (Rua Alexandre Martins, 80, na Aparecida).


Nos últimos meses, grandes livrarias, como a Saraiva e Cultura, não estão conseguindo liquidar o pagamento para seus fornecedores - agravando ainda mais a situação das editoras. Ao mesmo tempo, a Martins Fontes e as redes Leitura, Livrarias Curitiba, Travessa e Vila, mais conservadoras em sua gestão, estão conseguindo passar um pouco mais tranquilamente pela atual crise.


Logo A Tribuna
Newsletter