Licitação para melhorias nos morros sai nesta quarta-feira em Santos

Prefeito Paulo Alexandre Barbosa afirma que este será o maior pacote de investimentos em mobilidade nessas regiões dos últimos anos

Por: Da Redação  -  09/10/19  -  16:15
Obras, que incluem drenagem e duplicação de vias, integram o programa Nova Entrada da Cidade
Obras, que incluem drenagem e duplicação de vias, integram o programa Nova Entrada da Cidade   Foto: Nirley Sena/ Arquivo

A Prefeitura de Santos analisa na tarde desta quarta-feira (9) as propostas das empresas interessadas em realizar obras de mobilidade urbana nos morros da Nova Cintra, Vila Progresso, São Bento e Fontana. As intervenções fazem parte da quinta etapa de instalação de corredores de ônibus, fase complementar do Programa Nova Entrada da Cidade. A expectativa é que os trabalhos sejam iniciados em janeiro de 2020. 


A intervenção prevê serviços de terraplenagem e geotecnia em 20 vias, com custo estimado em pouco mais de R$ 16,13 milhões. Pelo cronograma da Prefeitura, a ação deverá ser executada em 24 meses após assinatura do contrato. A previsão é de que em dezembro o processo de licitação seja encerrado. 


“Este será o maior pacote de investimentos em mobilidade nos morros dos últimos anos”, afirma o prefeito Paulo Alexandre Barbosa (PSDB).  


São previstos recapeamento de 6,5 quilômetros de vias, calçadas, instalação de guias, sarjetas, bocas de lobo e 29 pontos de ônibus. Também a troca da iluminação por LED.  


Duplicação 


A intervenção mais significativa é a descida da Rua Rubião Junior e Avenida Nossa Senhora do Monte Serrat, próximo da gruta do Fontana (perto da região da antiga Santa Casa). A via será alargada a fim de possibilitar o transporte coletivo por vans nos dois sentidos.  


Para isso, o projeto prevê obras de contenções em 50 metros e uma estrutura elevada, bem como complementos de terraplenagem e pavimentação.  


Na Avenida Santista, além da pavimentação e dos novos passeios, serão executadas melhorias na drenagem com implantação de cinco caixas em concreto armado e 50 metros de tubo de concreto, com um metro de diâmetro. São previstas ações ainda na Avenida Brasil, na Vila Progresso; Rua São Roque e avenidas Nossa Senhora da Assunção, São Cristóvão e Nossa Senhora do Monte Serrat, no São Bento.  


Beneficiados  


Cerca de 17 mil pessoas, conforme dados do IBGE, serão beneficiadas com as intervenções. A obra tem financiamento do Governo Federal, via PAC 2 – Mobilidade Médias Cidades Programa Pró-Transportes. 


Logo A Tribuna
Newsletter