Janeiro é o mais quente dos últimos 27 anos em Santos

ONG Amigos da Água aponta temperatura média 29,8˚C, acima dos 26,3˚C anteriores

Por: Da Redação  -  02/02/19  -  12:05
 A média deste ano, computando as máximas e mínimas diárias, ficou em 29,8 graus
A média deste ano, computando as máximas e mínimas diárias, ficou em 29,8 graus   Foto: Silvio Luiz/AT

Santos teve o janeiro mais quente dos últimos 27 anos, desde que a ONG Amigos da Água iniciou as medições de temperaturas na Cidade. A média deste ano, computando as máximas e mínimas diárias, ficou em 29,8 graus. O índice médio histórico é de 26,3 graus. “Superou a média de janeiro de 2014, que foi período super quente, com 28,7 graus”,diz o climatologista Rodolfo Bonafim, responsável pela ONG.


Já o total de chuvas foi o menor dos últimos cinco anos, com 165 milímetros por metro quadrado (índice pluviométrico), segundo Bonafim. A média para o mês de janeiro em Santos é de 317 milímetros. “Então, no quesito chuva, ficou em 52% da média, mas não superou a marca dos 108 milímetros de 2014, quando estourou a crise hídrica no Estado”, explica o climatologista.


O que aconteceu 


O meteorologista Caio Guerra de Oliveira, da Somar Meteorologia, explica que janeiro foi bastante quente, não só na Baixada Santista, mas em toda a região Centro-Sul do País (Sul, Sudeste e Centro-Oeste). Isso porque um fenômeno de bloqueio manteve frentes frias presas no Rio Grande do Sul.


“Com isso, o tempo não mudou muito por aqui, permanecendo com dias quentes. Pelos dados que temos, a média ficou 2,4 graus acima do esperado para o mês de janeiro, que é uma diferença bastante expressiva”, destaca Oliveira.


Segundo ele, as medições podem variar de acordo com a localização da estação meteorológica. A Somar não usa dados de Santos, mas estações próximas da região, e faz o que chama de interpolação de dados (método de aproximar valores).


“Conforme as nossas informações, a região teve o janeiro mais quente desde 2011. Foi um mês atípico, bastante acima da média”, diz o meteorologista. 


Logo A Tribuna