Instituto realiza seminário sobre filantropia nesta quinta-feira em Santos

Atividade gratuita contará ainda com feira de iniciativas comunitárias

Por: ATribuna.com.br  -  20/09/23  -  15:22
 O objetivo é discutir o papel da filantropia como instrumento de transformação
O objetivo é discutir o papel da filantropia como instrumento de transformação   Foto: Divulgação

O “Seminário Filantropia Raiz: A Força das Comunidades Que Fazem”, iniciativa do Instituto Procomum (IP), será realizado na próxima quinta-feira (21), das 10h às 18h, na sede da organização. O objetivo é discutir o papel da filantropia como instrumento de transformação e de redução das desigualdades quando praticada pelas comunidades.


A programação conta com rodas de conversa que reúnem representantes de organizações associativas e financiadoras do campo da filantropia como Grupo de Instituições, Fundações e Empresas (GIFE), Rede Comuá, Thousand Currents e representantes de organizações de base comunitária que trabalham para que os recursos circulem e cheguem às pessoas que atuam no fortalecimento cidadão.


A programação prevê também uma apresentação de maculelê do Coletivo Afroketu, do Guarujá (SP), além de uma feira de iniciativas comunitárias. O Seminário é gratuito e aberto ao público.


Programação

A abertura do Seminário acontece às 9h, com uma apresentação de maculelê do Coletivo Afro Ketu, do Guarujá (SP). Em seguida acontece a abertura oficial (10h30), seguida da primeira roda de conversa, “Quais entendimentos existentes sobre filantropia? E o que entendemos por uma filantropia realizada pelos territórios e suas comunidades”.


Participam deste primeiro encontro (das 11h às 12h30) Monica Ribeiro, consultora de comunicação da Rede Comuá; Inês Lafer, idealizadora do fundo filantrópico Confluentes (São Paulo-SP), diretora do Instituto Betty e Jacob Lafer e presidente do conselho do Grupo de Institutos, Fundações e Empresas (GIFE); Julie Lua, poeta, estudante de Serviço Social e idealizadora da Biblioteca Conto de Fadas Periférico (Praia Grande - SP); e Ronaldo Eli, representante do quilombo Sítio das Matas (BA). A mediação será de Georgia Nicolau, do IP.


Já a segunda roda de conversa (das 14h às 15h30) terá como tema “Filantropia, Território e Bem Viver - Existe relação entre filantropia e bem viver? Ou pode ter?”, reunindo Roberta Ribeiro, vicepresidente do Coletivo AfroTu e fundadora do Coletivo Mulheres Grandes Guerreiras (Santos-SP); Taynara Dias, articuladora social e coordenadora de projetos do Instituto Chegados (São VicenteSP); Sandra Silva, diretora regional da Thousand Currents, organização internacional sediada nos EUA que fornece recursos a comunidades, grupos de base e movimentos sociais na África, Ásia, Oceania e América Latina; e Paola Lima, da Casa Fluminense, instituição que constrói coletivamente políticas e ações públicas para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro (RJ). A medição será de Natasha Mendes Gabriel, do Instituto Elos.


Por fim, às 16h, ocorre a leitura do resumo dos encontros e o encerramento do Seminário, com a equipe do Instituto Procomum.


O Instituto fica R. Sete de Setembro, 52 - Vila Nova, em Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter