Hacker derruba sites do Procon e do Porto de Santos

Autoria do ataque cibernético foi confirmada por e-mail

Por: ATribuna.com.br  -  04/04/24  -  20:04
Atualizado em 08/04/24 - 18:33
Procon-Santos, que fica no Poupatempo, e Autoridade Portuária , tiveram os sites derrubados nesta quinta-feira (4)
Procon-Santos, que fica no Poupatempo, e Autoridade Portuária , tiveram os sites derrubados nesta quinta-feira (4)   Foto: Acervo/ A Tribuna

Os sites do Procon-Santos e da Autoridade Portuária de Santos (APS) saíram do ar na tarde desta quinta-feira (4). Um hacker, autodenominado Azael, pertencente a um grupo chamado TeamR70, disparou e-mails assumindo a autoria do ataque cibernético.


Clique aqui para seguir agora o novo canal de A Tribuna no WhatsApp!


De acordo com a Prefeitura de Santos, o Procon-Santos já acionou a empresa responsável pelo site e uma investigação será feita para apurar a ocorrência. “Por hora, o site ficará fora do ar até o final da verificação do caso pela empresa. Outras informações teremos posteriormente”, afirma a Administração Municipal, em nota.


Ainda segundo a Prefeitura, “quem precisar do Procon pode entrar em contato pelos telefones 0800-779-0151 e (13) 3219 9001, pelo e-mail procon@santos.sp.gov.br ou presencialmente no Poupatempo (Rua João Pessoa, 246, no Centro)”.


Já a Autoridade Portuária de Santos (APS) afirma que “detectou uma instabilidade em seu site, na tarde desta quinta-feira, 4 de abril de 2024. O setor de segurança cibernética da companhia segue trabalhando para verificar qual foi a causa do incidente”.


A estatal acrescenta, em nota, que “caso seja apurada alguma atividade suspeita que tenha causado possível indisponibilidade será tornado público. Análise preliminar não indica que tenha havido vazamento ou perda de dados de qualquer natureza”.


Logo A Tribuna
Newsletter