Grupo debate Plano Cicloviário da Baixada Santista

Encontro acontece nesta sexta (11) e sábado (12), na Associação Comercial de Santos

Por: ATribuna.com.br  -  11/11/22  -  13:29
Especialistas vão discutir a mobilidade cicloviária para melhorar o sistema na região
Especialistas vão discutir a mobilidade cicloviária para melhorar o sistema na região   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Em uma mesa-redonda às 14h30 desta sexta (11), na Associação Comercial de Santos, estará em discussão o Plano Cicloviário da Baixada Santista. A iniciativa faz parte da sexta edição do Festival da Bicicleta de Santos, denominado Claudio Clarindo e promovido por instituições como a Associação Brasileira de Ciclistas (ABC).


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


O encontro terá participação de especialistas em mobilidade cicloviária e membros de associações e ligas de ciclismo, de acordo com a ABC. A Associação Comercial fica na Rua XV de Novembro, 137, no Centro de Santos.


Neste sábado (12), das 10 às 13 horas, o festival terá um evento denominado Pedala Kids, com aulas de ciclismo para crianças de 8 a 12 anos na Praça do Sapo, na Aparecida.


Outra iniciativa será a partir das 10 horas de domingo: um passeio ciclístico na orla, que terá concentração defronte ao Parque Municipal Roberto Mário Santini, o Emissário Submarino, no José Menino.


O festival é uma realização da Associação Brasileira de Ciclistas, da Federação Paulista de Ciclismo,da Confederação Brasileira de Mountain Bike, da Liga Santista de Ciclismo, da LTrês Corretora de Seguros, do Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Construção e do Mobiliário de Santos (Sintracomos), da Associação Comercial e da Prefeitura.


“O momento é ideal para ampliar o debate sobre a bicicleta e marca uma série de transformações que Santos e a Baixada Santista têm vivido nos últimos anos no que se refere ao tema da mobilidade urbana”, afirma o presidente da ABC, Jessé Teixeira Félix, em comunicado à imprensa. “A bicicleta tem se estabelecido enquanto vetor de mudanças sociais significativas no contexto urbano”.


Outro objetivo do encontro é “atender gestores públicos que reconhecem a importância da bicicleta na esfera sociopolítica e que buscam se capacitar para o melhor entendimento e a promoção do uso da bicicleta de acordo com a realidade de sua região”, afirma Félix.


Memória

O ciclista Claudio Clarindo morreu aos 38 anos, em 25 de janeiro de 2016. Ele estava treinando na Rodovia Rio-Santos quando foi atropelado por um carro. O ciclista estava acompanhado de Jacob Amorim, que também foi atingido e sofreu fraturas em uma das pernas.


A dupla, que pedalava no acostamento, sentido Guarujá/Bertioga, e seguia todos os padrões de segurança, foi atingida por um Fiat Uno, que ia no sentido Bertioga/Guarujá. As vítimas foram encaminhadas ao Hospital Santo Amaro, em Guarujá. Clarindo, que estava entre os dez melhores do mundo em longas distâncias, morreu por volta das 10 horas, vítima de parada cardiorrespiratória.


Logo A Tribuna
Newsletter