Garça-Moura é eleita ave-símbolo de Santos

Animal foi escolhido após votação popular e levou 20% dos 826 votos; outras nove aves estavam na disputa

Por: ATribuna.com.br  -  23/10/21  -  15:45
 Garça foi escolhida pelos votantes como ave-símbolo da Cidade
Garça foi escolhida pelos votantes como ave-símbolo da Cidade   Foto: Leonardo Casadei

A garça Ardea cocoi foi eleita ave-símbolo de Santos após uma eleição virtual, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente (Semam). O animal teve 20% do total de 826 votos e venceu outras nove aves, escolhidas por critérios técnicos que buscam estimular o conhecimento sobre natureza da região.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


De dorso e asas cinza-azulados, pescoço branco e mancha preta na cabeça, a garça Ardea cocoi tem 95 a 127cm de altura, peso entre 1,9 e 2,1kg e envergadura de 1,80m. A ave de grande porte é conhecida na região, podendo ser observada em locais como o Orquidário de Santos e o Jardim Botânico, bem como manguezais e morros.


A eleição da garça será oficializada com publicação no Diário Oficial. Com isso, a espécie se tornará um dos principais focos dos programas de preservação ambiental desenvolvidos no Orquidário, Aquário e Jardim Botânico Chico Mendes.


As outras aves que competiam na votação foram Tiê-Sangue, Beija-Flor Tesoura, Gavião Asa de Telha, Pica-Pau de Cabeça Amarela, Saí Azul, Fragata, Martin Pescador Grande, Garça Azul e Periquito Rico.


Quinze dos participantes da votação foram sorteados e ganharam três livros sobre a avifauna santista. Além dessa divulgação, a Semam pretende distribuir fotos e descrições de dezenas de espécies de pássaros que incidem na região pela orla, um trabalho desenvolvido pela bióloga Sandra Pivelli, responsável pela curadoria da eleição, que deve ajudar na conservação de espécies.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter