Guardas municipais de Santos conseguiram prender um homem em flagrante, com o apoio do Sistema Informatizado de Monitoramento (SIM), roubando fios de cobre na ciclovia da orla, em um trecho próximo ao Canal 4. O caso ocorreu na terça-feira (20) e foi descoberto por meio de força-tarefa realizada pela Guarda Municipal durante os seis dias de feriados prolongado.O indivíduo foi encaminhado à Central de Plantão Judiciário (CPJ), no Palácio da Polícia.
De acordo com a Prefeitura, no domingo (18), a mesma força-tarefa flagrouum homem furtando materiais da Escola Municipal Irmão José Genésio, no Morro do José Menino.
Ao todo, a fiscalização registrou 469 ocorrências. A força-tarefa cobriu tanto a orla da praia, quanto ruas próximas. As atividades ilícitas foram identificadas durante patrulhamento e por meio do SIM.
Entre os casos verificados de quinta (15) e terça-feira (20) estão intervenções a ações de flanelinhas, usuários de entorpecentes, além de auxílio a crianças perdidas e apreensões de mercadoria vendidas ilegalmente.
O uso do sistema auxilia o deslocamento da GM, que também atuou intervindo em casos de esportes praticados fora do horário permitido, orientando quanto ao comércio ambulante, combate ao uso de cerol, pessoas portando cães e gatos sem coleira, além do uso irregular de chuveirinhos.
No total, cerca de 30 guardas estiveram à disposição na orla, na intenção de coibir infrações ao Código de Posturas do Município. A Administração também orienta que munícipes que notarem situações semelhantes às registradas no feriado entre em contato com a Ouvidoria, Controle e Transparência da Cidade, tanto pelo site, quanto pelo telefone 162.