EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

13 de Julho de 2020

Festa marca entrega de obras na Ponta da Praia

Com a conclusão desta primeira etapa, o projeto chegará à marca de 85% das intervenções viárias concluídas

Em uma cerimônia marcada para as 17 horas desta sexta-feira (27) e que contará com show do grupo Demônios da Garoa e outras atrações musicais, a Prefeitura de Santos inaugura oficialmente as obras de remodelação viária da avenida da praia, entre o Canal 6 e o Ferry Boat. Com a entrega desta primeira etapa, o projeto da Nova Ponta da Praia chegará à marca de 85% das intervenções viárias concluídas.  

A cerimônia desta sexta-feira (27) ocorrerá na Avenida Almirante Saldanha da Gama, altura do número 35. “É uma forma das pessoas conhecerem as mudanças e se apropriarem aos poucos do espaço”, diz o arquiteto Glaucus Farinello, gestor da obra da Nova Ponta da Praia.  

As intervenções foram custeadas pela iniciativa privada, por meio de uma compensação ao Município exigida por lei e incluíram repavimentação de cinco quilômetros de pistas (dois sentidos), redimensionamento de dois quilômetros de calçadão – mesma extensão da ciclovia implantada –, pintura de dois quilômetros de mureta, plantio de 200 árvores e instalação de 70 postes de luz, 85 bancos, 22 floreiras, 60 paraciclos e 60 lixeiras.  

Entre as novas estruturas, também há dois quiosques de alimentação, dois mirantes para o mar, uma fonte de piso interativa, espaço para exercícios físicos e rampas para a prática de skate.  

Em andamento  

A remodelação viária no trecho próximo à balsa continua em obras, incluindo um novo bolsão para o ponto final de ônibus e a ampliação da Praça Almirante Gago Coutinho.  

Para o acesso à travessia, já foram implantadas sete faixas para chegada (duas preferenciais) de carros e outras duas para motos, todas com fluxo proveniente da Avenida Almirante Saldanha da Gama. Há também uma nova pista para saída, com opções nos sentidos praia e Porto.  

O que vem por aí  

Segundo Farinello, entre março e abril de 2020 será entregue o novo edifício do Mercado de Peixes, em construção na Avenida Governador Mário Covas. No local, haverá 22 boxes.  

Ao lado do mercado será construída uma base para a 1ª Companhia do 6º Batalhão de Polícia Militar. Esta obra também ficará a cargo da iniciativa privada e foi estabelecida por um Termo de Responsabilidade de Implantação de Medidas Mitigatórias ou Compensatórias, resultante do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV) para um empreendimento imobiliário no bairro. 

Já no mês de julho, será entregue o Centro de Atividades Turísticas (CAT), como contrapartida estabelecida por lei para a desativação do Mendes Convention Center, no Campo Grande.  

Tudo sobre: