Estudantes de medicina ficam sem estágio e protestam em Santos

Manifestantes fizeram passeata contra fim de parceria entre faculdade e Hospital Guilherme Álvaro

Por: Bruno Almeida  -  19/01/22  -  09:28
Estudantes fizeram passeata nesta terça
Estudantes fizeram passeata nesta terça   Foto: Flavio Hopp/AT

Um grupo com cerca de 200 pessoas, entre alunos e ex-alunos da Faculdade de Ciências Médicas de Santos (FCMS) da Fundação Lusíada (Unilus), protestou, na tarde desta terça-feira (18), contra o rompimento de uma parceria da instituição com o Hospital Guilherme Álvaro (HGA). Os manifestantes se concentraram na Rua Oswaldo Cruz e fizeram passeata até a Rua Armando Salles de Oliveira, em frente ao campus 1 da Unilus, no Boqueirão.


Firmada por meio de convênio na década de 1970, a parceria permitia que 200 estudantes dos 5º e 6º anos fizessem estágio no HGA.


Ex-aluno da FCMS e membro da Associação de ex-alunos, Carlos Antonio Del Roy afirma que os critérios não foram claros.


“É o único hospital geral que atende toda a Baixada Santista. A relação com a faculdade sempre foi muito boa e importante para a formação”, conta.


O médico Sergio Cagno, também membro da associação, participou da passeata e diz também não entender a quebra da parceria. “O HGA é hospital escola há quase 50 anos. O internato é o período em que os alunos atendem diretamente os pacientes no hospital, tendo contato com a comunidade e fazendo o primeiro atendimento do SUS e o acompanhamento dos internados. É uma fase importantíssima da formação do estudante de Medicina.”


Em nota, o HGA informa que outra universidade foi selecionada para realização dos estágios em Medicina entre este ano e 2026, após processo seletivo, estruturado dentro das normas estabelecidas pela Coordenadoria de Recursos Humanos da unidade.


O hospital reiterou, ainda, que o edital para escolha da universidade ficou à disposição de todas as instituições de ensino, incluindo públicas e privadas. Foi realizada uma análise criteriosa, seguindo-se todas as exigências solicitadas para seleção. Os estudantes que estavam estagiando no hospital serão remanejados pelo gestor anterior para outras unidades, para conclusão dos seus estágios, ainda de acordo com o HGA.


Procurada, a Unilus não respondeu os contatos da Reportagem.


Logo A Tribuna
Newsletter