Logo A Tribuna
ASSINE
Icone usuario ENTRAR
CLUBE IMPRESSO ACERVO ASSINANTE

Em três dias, chove em Santos a metade do esperado para janeiro

Baixada Santista continua em alerta laranja e os morros em estado de atenção

Por: Por ATribuna.com.br  -  14/01/21  -  12:08
Pancadas de chuvas são previstas para as cidades da Baixada Santista até domingo (17)
Pancadas de chuvas são previstas para as cidades da Baixada Santista até domingo (17)   Foto: Carlos Nogueira/AT

As chuvas de verão continuam a deixar marcas nas cidades da Baixada Santista: em apenas três dias, o volume do aguaceiro registrado em Santos se aproximou da metade da média histórica para janeiro. O cenário fez com que a Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil emitirem alerta com atenção especial voltada para as áreas de encosta santista. Devido ao solo encharcado, os morros da cidade foram classificados em estado de atenção.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Tal nomenclatura considera que as chuvas possuem potencial para a formação de alagamentos e risco de deslizamento de barreiras. Segundo a Defesa Civil santista, no acumulado das últimas 72 horas foi de 102,2 milímetros (sendo que cada um equivale a um litro de água por metro quadrado). Conforme os parâmetros históricos, a média de chuva para o mês de janeiro em Santos é de 206,7 mm – ou seja, choveu em três dias 49,5% do total esperado para o período.


Dados do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) indicam que em alguns pontos de medição o volume de chuva superou à marca mediana santista. No trecho do morro da Nova Cintra, por exemplo, a quantidade de precipitação nas últimas 72 horas superou 105,27 mm. No morro do Marapé, essa marca foi de 116,6 mm.


Conforme dados da Defesa Civil estadual, nas primeiras duas semanas de janeiro, o volume de chuva acumulado é de 185,9 mm. Isso equivale a 89,9% do esperado para todo o mês.


Alerta laranja


A Baixada Santista continua incluída como de risco intenso de tempestade e ventos fortes para esta quinta-feira (14). O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta manhã novo alerta laranja de chuvas com intensidade para a faixa do litoral paulista.


O comunicado do Inmet é acionado quando a previsão do tempo indica volume de precipitação entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros no dia – cada milímetro equivale a um litro de água por metro quadrado. O alerta cita ainda possibilidade de ventos com intensidade entre 60 e 100 KM/h e queda de granizo.


A coloração laranja – a segunda mais elevada – indica alto risco de incidentes devido ao volume de chuvas, conforme parâmetros de classificação da Defesa Civil. E é acionado quando a situação meteorológica tem potencial de tornar-se perigosa. O órgão cita ainda eventual risco de corte de energia elétrica, queda de árvores e de alagamentos.


Previsão do tempo


De acordo com o Instituto Climatempo, o céu permanecerá carregado e com altas probabilidade de chuvas nas cidades da Baixada Santista nesta quinta-feira. As temperaturas devem oscilar entre24º e 28º. O cenário de precipitação equeda nastemperaturas deve se manter até domingo (17).


Logo A Tribuna