Em cerimônia reservada, Bruno Covas é enterrado em Santos

Prefeito licenciado de São Paulo morreu neste domingo, vítima de um câncer

Por: Júnior Batista  -  16/05/21  -  19:38
Atualizado em 16/05/21 - 20:16
 Bruno Covas foi enterrado no mesmo jazigo de seu avô, o ex-governador Mario Covas.
Bruno Covas foi enterrado no mesmo jazigo de seu avô, o ex-governador Mario Covas.   Foto: Alexandre Valdívia/TV Tribuna

O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), foi enterrado, neste domingo (16), no Cemitério do Paquetá, em Santos. Ele morreu às 8h20, em São Paulo, após lutar contra um câncer no sistema digestivo e estava internado desde o dia 2 de maio, no Hospital Sírio Libanês.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


O político foi enterrado no mesmo jazigo onde está seu avô, o ex-governador Mário Covas - ele faleceu há 20 anos, após também lutar contra um câncer, mas na bexiga. Os restos mortais do avô estão em um mausoléu da família.

Bolsonaro não decreta luto oficial e bandeira do Brasil não fica a meio mastro


Bruno Covas enfrentava uma luta contra o câncer desde outubro de 2019. Ele estava licenciado do cargo. Na sexta-feira, ele teve uma piora no quadro de saúde e a equipe médica informou que seu quadro havia se tornado irreversível.


O velório aconteceu no Edifício Matarazzo, sede da Prefeitura. Houve uma cerimônia breve para os familiares mais próximos, porém, ela foi transmitida pelas redes sociais para que o público pudesse acompanhar.

Autoridades usam web para se despedir de Bruno Covas


A mãe, Renata Covas Lopes e o pai, Pedro Mauro Lopes, além do filho, Tomás Covas Lopes, de 15 anos, acompanharam a cerimônia. Os dois ficaram abraçados o tempo todo e carregavam uma imagem de Nossa Senhora de Aparecida.


   O cortejo fúnebre saiu de São Paulo e seguiu um trajeto até chegar no Cemitério do Paquetá, em Santos
O cortejo fúnebre saiu de São Paulo e seguiu um trajeto até chegar no Cemitério do Paquetá, em Santos   Foto: Matheus Tagé/AT

Do lado de fora e na Avenida Paulista, pessoas se manifestaram e exibiram cartazes, onde se lia: “Bruno, guerreiro do povo brasileiro” e “vá em paz, Bruno”. Dezenas de pessoas levaram faixas do Brasil e do time do Santos para frente da Prefeitura da Capital. Bruno era um torcedor do peixe.


O corpo chegou às 13h20 na Prefeitura. O velório terminou às 14h30. O caixão foi envolvido e uma bandeira do Brasil e outra de São Paulo, sob aplausos do público que acompanhava do lado de fora.

Prefeitos da Baixada Santista prestam solidariedade a Bruno Covas


Após a cerimônia, o corpo seguiu em carro aberto dos Bombeiros em cortejo por pontos conhecidos da Capital Paulista, como o Viaduto do Chá, Avenida São João, Rua da Consolação e Avenida Paulista.


    Cortejo fúnebre chega a Santos
Cortejo fúnebre chega a Santos   Foto: Alexsander Ferraz/AT

Depois, o cortejo fúnebre desceu a serra em direção a Santos. Na entrada da Cidade, torcedores do Santos prestaram uma homenagem para Covas. O corpo do político foi levado diretamente para o Cemitério do Paquetá. Familiares, amigos e políticos próximos acompanharam a cerimônia.

Presidente do Santos Futebol Clube presta homenagem a Bruno Covas


    Torcida Jovem faz homenagem a Bruno Covas
Torcida Jovem faz homenagem a Bruno Covas   Foto: Alexsander Ferraz/AT

O cortejo fúnebre com o corpo do político chegou ao cemitério por volta das 17h40. Fogos de artifício foram soltos em homenagem a Covas. O filho dele, Tomás, estava em um dos primeiros carros do cortejo. O vice governador Rodrigo Garcia e o governador João Doria também estiveram presentes, assim como políticos da região como Raul Christiano e Paulo Alexandre Barbosa e Rogério Santos. A cerimônia durou cerca de 1 hora.


Depoimentos


"O que mais me impressiona no Bruno, além da sua franqueza, daquele sorriso largo que era contagiante né mesmo nos momentos mais críticos ele nunca perde o bom-humor, mas ele continuou demonstrando assim a sua fé na política, no exercício da boa política pra gente transformar o Brasil. Transformar o nosso país. Ele, essa mensagem, a forma como ele atuava, foi uma inspiração para muitos, pra muita gente. E é assim a sua marca mais forte né . A fé no futuro, na política e a coragem com que ele enfrentou tudo isso".
João Paulo Tavares Papa - ex-prefeito de Santos


"Montou uma equipe fantástica e deixou um plano de metas prontinho pra cidade de São Paulo, cabe agora a nós desempenharmos o trabalho que ele deixou, que é o grande legado deixado por Bruno Covas. Todos nós somos uma equipe única, o Bruno dizia isso 'somos uma equipe e vamos enfrentar os desafios juntos'".
Ricardo Trípoli - secretário da Casa Civil de São Paulo


"Um homem que deu grandes exemplos; desde o começo como um jovem que ingressou no PSDB na juventude, trabalhou como deputado, agora como prefeito, um exemplo agora nos últimos dias como um homem de coragem, e um pai maravilhoso, deu o exemplo pro filho, pra todos nós brasileiros, todos nós cidadãos da cidade de Santos".
Rogério Santos - prefeito de Santos


   O filho de Bruno Covas, Tomás Covas Lopes, saindo do Cemitério do Paquetá após o enterro do seu pai.
O filho de Bruno Covas, Tomás Covas Lopes, saindo do Cemitério do Paquetá após o enterro do seu pai.   Foto: Matheus Tagé/AT

"O Bruno sempre gostava de exaltar que sua grande inspiração era o avô, e além de apaixonado pela cidade ele era apaixonado pelo Santos Futebol Clube, a última vez que o encontrei foi no Maracanã na final da Libertadores, ele sabendo que era uma das últimas oportunidades de estar com o filho então acho que é muito importante a gente valorizar esse grande legado que o Bruno deixa. Para nós é uma grande perda, sempre onde o Bruno esteve, ele estava levando o nome da nossa cidade e orgulhando a todos nós santistas"
Paulo Alexandre Barbosa - ex-prefeito de Santos


"O Brasil não perde só um grande homem público, a capital de São Paulo não perde só um grande prefeito, nós perdemos um grande jovem brasileiro que é o Bruno, aos 41 anos se despediu de nós mas deixa um legado de alguém que foi afetivo, carinhoso, amoroso, sincero, compartilhador e dividiu com seus amigos, seus familiares e com seu filho, o seu espírito sempre muito afetuoso, brincalhão e integrador".
João Doria - governador de São Paulo


Geraldo Alckmin destaca legado deixado por Bruno Covas


Logo A Tribuna
Newsletter