Elaboração de manuais para o trânsito nacional contou com participação da CET-Santos

Documentos entraram em vigor recentemente, após aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran)

Por: ATribuna.com.br  -  21/09/21  -  18:27
 A contribuição da CET-Santos foi importante para a publicação de três volumes
A contribuição da CET-Santos foi importante para a publicação de três volumes   Foto: Carlos Nogueira/AT

Os três novos volumes do Manual Brasileiro de Sinalização de Trânsito contaram com o envolvimento da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET-Santos) para elaboração. Os documentos entraram em vigor recentemente, após aprovação do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


De acordo com a Prefeitura de Santos, os documentos foram produzidos por um grupo técnico indicado pela Secretaria Nacional de Trânsito (antigo Denatran) e aprovados pela Câmara Temática de Engenharia de Tráfego e Sinalização Viária. São eles: o volume 6, sobre dispositivos auxiliares; o 8, que dispõe sobre sinalização cicloviária; e o 9, sobre a sinalização em cruzamentos rodoferroviários.


O arquiteto da CET-Santos, Fernando Alonso Garcia, integrou o grupo técnico e faz parte da câmara temática pelo terceiro biênio consecutivo. Segundo ele, os documentos estabelecem padrões para sinalizações de trânsito em âmbito nacional, com conceitos e diretrizes. “São instrumentos para melhorar a mobilidade e aumentar a segurança viária”.


Os volumes
Ainda de acordo com o arquiteto, o volume sobre a sinalização cicloviária demandou seis anos até a aprovação e é uma novidade no conjunto do manual, que padroniza os elementos para sinalização e define parâmetros técnicos para o desenvolvimento de projetos para mobilidade em bicicleta. “É algo que também vai contribuir para o incentivo ao uso desse modal”, ressalta Fernando, que é coordenador de planejamento e projetos da Gerência de Projetos da CET.


Enquanto isso, o volume específico sobre dispositivos auxiliares atualiza as normas para utilização de tachões, defensas, balizadores e outros recursos integrados à sinalização de trânsito. O volume que trata dos cruzamentos ferroviários apresenta princípios para projetos de passagem de nível.


Logo A Tribuna
Newsletter