EDIÇÃO DIGITAL

Sexta-feira

10 de Julho de 2020

Drive thru de testagem da Covid-19 reabre nesta quarta-feira em Santos

Ação é realizada na Arena Santos, e foi interrompida nesta terça-feira (2) por conta do mau tempo

O Centro de Testagem da Covid-19 na Arena Santos, da Prefeitura de Santos, voltará ao funcionamento normal nesta quarta-feira (3), das 8h às 14h. A data é a última prevista para as testagens no local, e o serviço é voltado para os moradores de Santos e profissionais de serviços essenciais.

Os testes foram interrompidos nesta terça-feira (2) devido ao mau tempo. A ação já  testou 6.898 pessoas desde o último sábado (30), com 379 resultados positivos (5,4%).

Funcionamento

Os munícipes devem comparecer ao drive thru de carro. Uma equipe realiza o cadastro do paciente com sintomas de coronavírus, que deve estar munido de documento com foto e comprovante de residência. A temperatura é aferida com termômetro de testa a laser e a oxigenação do sangue é medida com oxímetro. A pessoa também deve fazer um relato do estado de saúde.

Atendendo a todos os requisitos, segue para o teste rápido, com a coleta do sangue da polpa do dedo anelar. Após 15 minutos, o munícipe recebe o resultado do teste rápido. Em caso positivo, segue para a coleta de secreção das mucosas nasais e da faringe para o exame laboratorial RT-PCR. Após cerca de três dias úteis, o resultado do exame é encaminhado para a policlínica de referência do bairro em que a pessoa mora. 

O Centro de Testagem da Covid-19 envolve a participação direta de 61 servidores da Prefeitura, além de apoio do Samu, Guarda Municipal e Companhia de Engenharia de Tráfego de Santos. Também tem apoio das empresas T-Grão Cargo, Fassina Soluções Logísticas em Comércio Exterior, Econtainers e Neto Locações.

Tudo sobre: