Do vinil ao digital, loja de Santos completa 84 anos acompanhando a evolução da indústria musical

“A Musical” é um ponto de encontro tradicional entre os santistas que amam música e café

Por: Jordana Langella  -  04/03/21  -  19:05

Criada em 1937, quando o pavimento das ruas do Centro de Santos ainda era de paralelepípedo e o bonde era o principal meio de transporte da população, a loja "A Musical" é considerada uma referência quando o assunto é música.  


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


A equipe de A Tribuna foi até o local, onde os atuais proprietários, Wagner Pedrozo e Márcia Pedrozo, relembraram a história da loja e revelaram o segredo de quase 85 anos do negócio, que acompanhou as mudanças na forma como a música é consumida - do LP para o CD e do CD para as plataformas de streaming. Confira a videorreportagem acima.   



Wagner explica que desde a época em que seu pai seu José Marcondes, de 81 anos, comprou a loja com compulsórias, o segredo do negócio sempre foi acompanhar as mudanças da sociedade e da música. “Não tem outro jeito, você tem que se reinventar. É uma loja muito antiga, você tem que atender o seu público que vem aqui desde a década de 50 e 60, ao público que chega hoje, então você tem que buscar novidade e tentar atender todos os públicos e gêneros. É isso que faz a rotatividade da loja. Eu não acredito que você atenda um único público, um único nicho”.  


Já para a esposa de Wagner, Márcia Pedrozo, é importante também enxergar oportunidades até mesmo em ambientes que possam parecer ameaçadores. “A internet, por exemplo, a gente enxergava há 15 anos como nossa inimiga. Que ela vai acabar com a nossa vida, com o nosso negócio, mas com o passar dos anos a gente foi se adaptando a ela”. 


  Foto: Jordana Langella/ AT

E a adaptação às adversidades virou um símbolo da loja, que hoje é vista pelos donos e frequentadores como um exemplo de metamorfose, já que começou como um porão inaugurado na década de 30 e acompanhou toda a evolução da música desde então - do LP para o CD e deste para os aplicativos de streaming. 


Hoje, o local funciona como loja/café no Centro de Santose e mantém vendas online, que atualmente é a principal fonte de lucro dos donos.


Logo A Tribuna
Newsletter