Dia de Portugal inova na pandemia

Edição deste ano da tradicional festa será em formato virtual

Considerada a maior festa da comunidade portuguesa na Baixada Santista, o Dia de Portugal este ano será bem diferente, por conta do isolamento social. O evento, que costuma atrair mais de cinco mil pessoas a cada edição num domingo de junho, no Largo Marquês de Monte Alegre, no Valongo, em Santos, desta vez será promovido em formato virtual.

A live do evento beneficente será transmitida neste domingo (21), das 12 às 15 horas, pelo Facebook do Dia de Portugal (https://www.facebook.com/portugaldiade) e pelo YouTube da SB7, com apresentações de fadistas e grupos musicais, além de vídeos de ranchos folclóricos. 

“A festa, que já virou tradição na Cidade e é uma ótima opção de lazer para toda a família, visa resgatar a cultura portuguesa na Baixada Santista e valorizar a forte influência lusitana na formação do povo e da cultura santista. Atualmente, existem milhares de cidadãos portugueses ou com dupla nacionalidade espalhados por toda Baixada Santista e Vale do Ribeira”, destaca o presidente da Escola Portuguesa e organizador da festa, José Augusto do Rosário.

Culinária

Além disso, os amantes da culinária lusitana poderão degustar pratos típicos, petiscos, doces e vinhos portugueses durante a live, comercializados por diversos estabelecimentos tradicionais de Santos cadastrados para a festa. As encomendas de pratos e vinhos deverão ser feitas com antecedência para que as entregas possam ser programadas. Parte da renda será revertida para a Escola Portuguesa.

A Escola Portuguesa atende, exclusivamente, crianças de famílias de baixa renda, com idades entre três e seis anos, residentes nas áreas do Paquetá, Vila Nova, Mercado, Centro e Monte Serrat. A instituição conta com 120 alunos, em período integral. 

Além de educação pré-escolar gratuita, os alunos recebem alimentação, uniformes de verão e inverno, material escolar e aulas de informática educativa e recreação diversa.

Tudo sobre: