EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

19 de Outubro de 2019

Dia da Hispanidade é comemorado com festejos em Santos

Data comemorativa é celebrada neste sábado (12). Prefeitura de Santos realizou festejos e comunidade espanhola marcou presença

Em comemoração ao Dia da Hispanidade, neste sábado (12), a Prefeitura de Santos realizou festejos com solenidade em frente ao monumento dedicado ao V Centenário do Descobrimento da América, no jardim da Praia do José Menino, um dia antes da data oficial. 

Na ocasião, a comunidade espanhola em Santos depositou flores próximo ao monumento, e puderam assistir ao hasteamento das bandeiras da Espanha, do Brasil, do Estado de São Paulo e de Santos, e a apresentação dos hinos dos dois países e da Cidade pela banda do Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI – 6), sob a regência do Primeiro Sargento Calazans.

 banda do Comando de Policiamento do Interior 6 (CPI – 6). (Foto: Prefeitura de Santos/Divulgação)

A celebração foi encerrada com a apresentação de dança flamenca pelo grupo Caminos de España, do Centro Espanhol de Santos.

Apresentação de dança contemplou comemoração. (Foto: Prefeitura de Santos/ Divulgação)

História e Importância

O Dia da Hispanidade faz alusão a chegada do espanhol Cristóvão Colombo ao continente americano, em 12 de outubro de 1492, quando chegou às Bahamas. A data celebra a união das etnias, dos povos e dos continentes. 

“Mais de 20 mil espanhóis e seus descendentes ajudaram a construir a nossa Cidade e muitos mantêm negócios em Santos. Não poderíamos deixar de homenagear esta grande colônia”, destaca Rogério Santos, secretário de Governo, que representou o prefeito Paulo Alexandre Barbosa.

Para Manoel Santalla Montoto, cônsul honorário da Espanha em Santos, a cidade tem uma grande importância por ter sido a porta de entrada para milhares de espanhóis. “Mais de 700 mil chegaram ao Porto de Santos entre os séculos 19 e 20. Há muito da história dos espanhóis aqui na Cidade, como na construção civil e na culinária”.

Tudo sobre: