Dia da Árvore conta com plantio de 130 espécies em Santos

Prefeitura chegará ao total de 3.459 árvores plantadas neste ano

Por: ATribuna.com.br  -  21/09/21  -  18:19
 A previsão, portanto, é que todas as espécies sejam plantadas até o fim desta semana
A previsão, portanto, é que todas as espécies sejam plantadas até o fim desta semana   Foto: Isabela Carrari/Prefeitura de Santos

Em alusão ao Dia da Árvore, comemorado nesta terça-feira (21), Santos iniciou o plantio de 130 espécies nativas, que serão colocadas na Avenida Jovino de Mello, na Zona Noroeste, e em diversos pontos da região dos morros da cidade. A previsão, portanto, é que todas as espécies sejam plantadas até o fim desta semana, desta forma, a Prefeitura chegará ao total de 3.459 árvores plantadas neste ano.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


Segundo a Administração Municipal, os espécimes arbóreos na Jovino irão criar um ‘corredor verde’ na via. “Além da remodelação paisagística, a iniciativa vai gerar conforto térmico, proteger a avifauna e diminuir a aridez da região”, explica o secretário de Meio Ambiente, Márcio Paulo.


Na avenida, foram plantados ipês amarelos e algodão de praia, pois estes ‘modelos’ são ideais para o local, de acordo com o coordenador de Controle Ambiental da Secretaria de Meio Ambiente, João Cirilo: “Elas possuem um enraizamento suave, não interferem na iluminação urbana e nem geram avarias no asfalto, por exemplo”.


Já nos morros, as árvores plantadas serão exemplares de grumixama, amoreira e pitangueira. “Essas espécies vão ajudar na recuperação de áreas degradadas. Vamos recuperar e adensar áreas verdes, diminuindo riscos geológicos”, relata Cirilo.


Novas árvores
O plantio cumpre a determinação da Lei Complementar Municipal 973 de 2017, conhecida como ‘Lei do Remanejamento’. Segundo o secretário Márcio Paulo, trata-se de uma compensação ambiental, conforme estabelece o Artigo 11. “Sempre que uma árvore é remanejada, seja em um terreno particular, seja em área pública, a lei exige o plantio de dez mudas”, destaca.


Desta forma, das 130 espécies que estão sendo plantadas, 25 foram doadas por uma empresa privada. De acordo com o empresário Fábio Ribeiro, ele fez o cálculo de que seria necessário plantar 17 ou 18 árvores: “Entrei em contato com a Secretaria de Meio Ambiente para saber como poderia fazer isso. Depois de uma reunião, decidi aumentar este número para 25”.


Benefícios
Para o secretário da Semam, o plantio de árvores em áreas urbanas possui diversos benefícios. “Além de realizar a captação de poluentes como gás carbônico, melhora a temperatura, combatendo as ilhas de calor, diminui o estresse urbano e ainda contribui para o embelezamento das cidades”.


Logo A Tribuna
Newsletter