Desfile de banda de carnaval termina em confusão e confronto com a PM em Santos

Confusão ocorreu durante apresentação da banda Carnatole, na Rua Tolentino Filgueiras, no Gonzaga. PM foi acionada após denúncias de arrastão e depredação

Por: Por ATribuna.com.br  -  29/01/20  -  01:05
Atualizado em 29/01/20 - 01:12
Polícia teve de intervir em banda de carnaval no Gonzaga, em Santos
Polícia teve de intervir em banda de carnaval no Gonzaga, em Santos   Foto: Reprodução

Denúncias de arrastão e depredação fizeram com que equipes da Polícia Militar fossem acionadas durante a apresentação de uma banda de carnaval no bairro Gonzaga, em Santos, na noite desta terça-feira (28). Segundo a corporação, diversas ocorrências foram registradas, incluindo a agressão contra um PM com uma garrafa de vidro.


A apresentação da banda Carnatole aconteceu na Rua Tolentino Filgueiras. Segundo testemunhas, uma grande confusão ocorreu no trecho da via próximo à Avenida Washington Luís, o Canal 3. O Centro de Operações da Polícia Militar informou para ATribuna.com.br que equipes foram acionadas após receberem denúncias de arrastão, brigas e depredação na rua.


Após a chegada da PM, durante tentativa de dispersão dos foliões, a corporação informou que um policial foi atingido por uma garrafa de vidro, atirada por uma pessoa ainda não identificada. O agente, no entanto, não se feriu gravemente, recebeu atendimento e passa bem.


A Rua Tolentino Filgueiras chegou a ser bloqueada a partir do Canal 3. Policiais fizeram um bloqueio no cruzamento e lá permaneceram até que a multidão fosse dispersa.


Diversas ocorrências foram registradas no local pela PM, no entanto, o Copom não informou, até o momento, se pessoas foram detidas por conta da confusão.


Presidente da banda


De acordo com Luiz Felipe Amaral, presidente da Carnatole, pouco depois de o evento começar, surgiram as primeiras informações de roubos. Ele afirma ter chamado o apoio da PM, que aguardou a chegada de reforço. Às 20h40, com o apoio de mais de 20 policiais, os agentes deram início a uma ação para dispersar o público, com bombas de efeito moral e spray de pimenta.


Segundo um empresário local, um grupo chegou a confrontar os policiais atirando garrafas e chamando para a briga, mas fugiu com o avanço da PM.


"Agora, é difícil ser responsabilizado pelo ocorrido, se nem a PM, a Guarda e os seguranças conseguem controlar a multidão", disse Amaral.


Comerciantes protestam


Proprietários de estabelecimentos comerciais da região emitiram uma nota de repúdio contra o ocorrido. Confira o comunicado na íntegra:


Nós, proprietários dos estabelecimentos comerciais da Rua Tolentino Filgueiras, declaramos o nosso TOTAL REPÚDIO e gostaríamos de deixar claro que não temos nenhum envolvimento com essa banda “Carnatole”.


Pelo contrário, fomos totalmente contra a realização desse evento, que não combina com a Rua Tolentino Filgueiras e que trouxe prejuízos financeiros e materiais para todos nós, e acreditamos que também para os moradores da rua. Lamentamos todos os transtornos causados a moradores, clientes, comerciantes e também empregados, que saíram de casa para trabalhar dignamente e foram impedidos.


Sem mais, Grupo de Proprietários dos Restaurantes, Bares e demais Estabelecimentos Comerciais da Rua Tolentino Filgueiras.


PM fez um bloqueio na Rua Tolentino Filgueiras, no cruzamento com o Canal 3
PM fez um bloqueio na Rua Tolentino Filgueiras, no cruzamento com o Canal 3   Foto: Solange Freitas/TV Tribuna

Logo A Tribuna
Newsletter