Desejo de Ano-Novo no Centro Público de Santos é emprego: 'Está difícil, mas temos que confiar'

Mais de 12 mil pessoas estão cadastradas para possíveis vagas no município. Primeira semana de 2022 teve grande procura

Por: Natalia Cuqui  -  05/01/22  -  11:03
Atualizado em 05/01/22 - 14:20
Há seis meses buscando emprego, Marcos Lima Amarante, de 45 anos, procura oportunidades na área da vigilância
Há seis meses buscando emprego, Marcos Lima Amarante, de 45 anos, procura oportunidades na área da vigilância   Foto: Natalia Cuqui/AT

Um novo ano chegou e, com ele, os desejos para os próximos 12 meses. Para muitas pessoas, o principal sonho é sair do desemprego. No Centro Público de Emprego e Trabalho de Santos (CPET), nesta terça (4), havia fila antes da abertura, às 9 horas, para tentar atingir essa meta já na primeira semana de 2022.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


No local, mantido em um convênio entre a Prefeitura de Santos e o Ministério do Trabalho e Previdência, mais de 12 mil trabalhadores estão cadastrados, e cerca de 1,4 mil vagas foram preenchidas no último ano, segundo a captadora de vagas do CPET, Areta Amorozo.


Ela explica que não é preciso agendar horário para de cadastrar: basta comparecer ao local, na Rua Amador Bueno, 249, no Centro, de segunda a sexta-feira, das 9 às 14 horas.


É preciso levar a carteira de trabalho digital ou física, número do PIS (se houver), RG, CPF e comprovante de residência. Candidatos com o perfil para uma vaga disponível recebem uma carta de encaminhamento, que pode ser impressa no CPET, com data, hora e local da entrevista.


“Dá para acompanhar também pelo aplicativo Sine Fácil, no celular. Se a vaga for compatível com o perfil profissional do candidato, vai aparecer na lista. Mas, se algum requisito não for preenchido, aí não vai aparecer. Por isso que a gente orienta os candidatos a, além de olhar no aplicativo, vir aqui conferir as vagas disponíveis, uma ou duas vezes por semana.”


Areta relata que a terça-feira (4) foi um dia mais movimentado que segunda-feira (3), primeiro dia útil do ano. “As empresas estão retomando (a oferta de empregos), então, acredito que, gradativamente, as vagas vão voltar. Esperamos grandemente pelas vagas na construção civil, que é o carro-chefe que a gente tem aqui.”


Andreia Maria da Cruz Vieira, de 46 anos, procura emprego há mais de um ano
Andreia Maria da Cruz Vieira, de 46 anos, procura emprego há mais de um ano   Foto: Natalia Cuqui/AT

Esperança

Há seis meses buscando emprego, Marcos Lima Amarante, de 45 anos, procura oportunidades na área da vigilância, na qual tem 17 anos de experiência.


“Fiquei desempregado há pouco tempo, então, estou tentando voltar para a área. Estou meio desanimado com o desemprego, mas com a esperança de que neste novo ano vai melhorar com certeza. Está difícil, mas tem que confiar”, espera Amarante.


Andreia Maria da Cruz Vieira, de 46 anos, procura emprego há mais de um ano. “Eu venho fazendo bico porque estou precisando muito mesmo: pode ser ajudante de cozinha, auxiliar de limpeza. Não só eu, bastante gente, todo mundo precisa.”


José Carlos da Silva, de 57 anos, visita o CPET com frequência há dois anos, desde que perdeu o emprego.


“Já faz uns dois anos que estou desempregado. Venho aqui com frequência para ver se consigo alguma coisa. Estou esperançoso, acredito em Deus que tudo vai dar certo”, crê Silva.


Centro Público de Emprego e Trabalho fica na Rua Amador Bueno, 249, no Centro
Centro Público de Emprego e Trabalho fica na Rua Amador Bueno, 249, no Centro   Foto: Natalia Cuqui/AT

Também para empresas

As empresas que desejam oferecer vagas podem entrar em contato com o CPET pelo e-mail cpetvagas@santos.sp.gov.br ou pelo telefone 3223-3915. Um formulário é enviado para que sejam preenchidos os requisitos da vaga, dias e horários para entrevista e os dados da empresa.

O CPET também oferece espaço para entrevistas de emprego.


Tudo sobre:
Logo A Tribuna
Newsletter