Descarte irregular de tinta no Canal 4, em Santos, preocupa moradores da região

Prefeitura orienta sobre o descarte correto e como denunciar situações irregulares

Por: ATribuna.com.br  -  22/01/22  -  14:02
Descarte irregular de tinta no canal 4, em Santos, indigna moradores da região
Descarte irregular de tinta no canal 4, em Santos, indigna moradores da região   Foto: Vanessa Rodrigues/AT

Uma moradora de Santos registrou a presença de tinta branca nas águas do no Canal 4, próximo à Rua Bolívar, no bairro Boqueirão. A situação, de um possível descarte irregular, foi observada na quarta-feira (19). Fiscais da Secretaria de Meio Ambiente (Semam) estiveram no local, mas não constataram a presença do elemento poluente, que havia dispersado. O infrator não foi identificado.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Moradores da região demonstraram indignação com o caso pelas redes sociais. A principal preocupação é com a qualidade da água, que, nestas situações, fica contaminada. A saúde de animais que vivem pelos canais também esteve em pauta, já que o descarte de lixo e substâncias químicas os afeta diretamente.


Em nota, a Prefeitura esclarece que, para evitar contaminação dos canais e até mesmo da praia, a limpeza de latas, pincéis, rolos e espátulas, entre outros materiais usados em pinturas, deve ser feita apenas em tanques ligados à rede de esgoto, nunca em locais ligados às galerias de águas pluviais, pois estas deságuam nos canais.


Denúncia

O órgão ressalta que denúncias podem ser feitas pelos telefones 3226-8080 (Semam) e 3216-2065 (Urgência Urbana). Quanto mais rápido, maior a chance de localizar o infrator e aplicar medidas que reduzam os danos ambientais.


Logo A Tribuna
Newsletter