Defesa Civil registra três deslizamentos em morros de Santos

Ocorrências aconteceram neste final de semana e locais foram vistoriados pelo órgão

Por: Natalia Cuqui  -  09/01/22  -  19:37
No Morro São Bento, foram dois deslizamentos na noite de sábado (8), um na Rua Santa Luzia (foto) e outro na Rua Santa Helena
No Morro São Bento, foram dois deslizamentos na noite de sábado (8), um na Rua Santa Luzia (foto) e outro na Rua Santa Helena   Foto: Divulgação/Defesa Civil de Santos

Dois morros de Santos tiveram deslizamentos entre a noite de sábado (8) e a manhã de domingo (9). A informação foi confirmada pela Defesa Civil de Santos. No Morro São Bento, as ocorrências foram registradas nas ruas Santa Luzia (foto) e Santa Helena. Já no morro da Penha, o deslizamento foi no começo da manhã deste domingo, na Rua Um.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Não há registro de vítimas e nem de danos materiais em nenhum dos locais. A Prefeitura de Santos afirmou, em nota, que técnicos da Defesa Civil vistoriaram os locais na manhã deste domingo (9), e que os morros seguem em nível de atenção. A cidade registrou, nas últimas 72h, 175,8 mm de chuva.


O coordenador da Defesa Civil de Santos, Daniel Onias, afirmou que, por conta do acumulado de chuva, o risco de deslizamentos aumenta e os moradores devem ficar atentos aos sinais de movimentação do solo.


"Estalos ou trincas de rochas, rachaduras no piso ou na parede da casa, degraus de abatimento no quintal, um desnível, tudo isso pode ser sinal de que o solo está se movimentando, iniciando um processo de escorregamento. Árvores e postes que começam a se inclinar lentamente, muros que começam a ficar mais deformados e, também, o surgimento de água barrenta em locais onde isso não é comum", alerta.


Onias reforça que o ideal é que as pessoas saibam identificar os sinais antecipadamente. "É bom que essas pessoas tenham a percepção do risco porque muitas vezes não dá tempo do socorro chegar, então elas precisam fazer sua autoproteção".


O coordenador do órgão complementa: "A gente sempre recomenda que (os moradores) acompanhem a previsão meteorológica. A Defesa Civil fornece as previsões de risco até por SMS para quem se cadastrar, mandando uma mensagem para o número 40199 informando o CEP".


O órgão orienta aos moradores dos morros a ficarem atentos a quaisquer sinais de escorregamentos e, caso seja necessário, acionarem a Defesa Civil pelos números 199 (ligação gratuita) ou (13) 3208-1000.


Logo A Tribuna
Newsletter