'Construindo o Futuro de Santos': ACS fará webinar para explicar funcionamento do Condesan

Para participar da live que acontece na próxima segunda-feira (13), pessoas precisam se inscrever

A Associação Comercial de Santos (ACS) e a Associação dos Empresários da Construção Civil da Baixada Santista (Assecob) promovem, na próxima segunda-feira (13), às 19 horas, o webinar "Construindo o Futuro de Santos, hoje".

O objetivo da palestra é explicar para empresários e lideranças de diferentes setores de atuação como funcionará o Conselho de Desenvolvimento Econômico (Condesan). Criado em dezembro do ano passado na ACS, o Conselho visa planejar os próximos anos do município para ajudar nos investimentos de infraestrutura, desenvolvimento econômico e geração de emprego.

Nesta semana, a Associação contratou a assessoria do ex-prefeito de Maringá, Silvio Barros, e da executiva Márcia Santin, para efetivar a implantação do Condesan. Tal projeto transformou a cidade do Paraná e virou um case de sucesso. Vários municípios do Brasil estão desenvolvendo a iniciativa.

"Quem não se reinventar pós-pandemia Covid-19 ficará para trás. Esse momento, onde novas tecnologias foram implantadas, serve de reflexão e evolução. Sempre temos que pensar à frente para colher frutos no futuro", disse o assessor.

Barros, inicialmente, participou como conselheiro da criação do Conselho de Desenvolvimento Econômico de Maringá e, posteriormente, como prefeito, teve ação direta na consolidação do projeto.

Para o presidente da ACS, Mauro Sammarco, a criação do conselho é muito importante para o desenvolvimento da região. "O conselho é um colegiado formado por representantes da sociedade civil, visando o desenvolvimento contínuo, organizado e sustentável da nossa cidade.

Ele é fundamental para a modernização e a promoção do crescimento econômico e social que Santos tem potencial para alcançar".

Além disso, o presidente explicou que o webinar é uma etapa de conhecimento e sensibilização da importância da criação do Conselho. "Essa é uma ótima oportunidade para acompanharmos os excelentes resultados do Conselho do município de Maringá, e para engajar a nossa sociedade para o início dos trabalhos do modelo ideal para Santos".

Sammarco ainda lembrou que o momento exige planejamento para o pós- pandemia; "Devido à proximidade das eleições municipais, o Condesan deverá buscar inicialmente a desburocratização do sistema público. A revitalização do centro de Santos deverá também integrar a pauta das discussões iniciais de planejamento urbano", ressaltou.

Implantação do Condesan

O presidente da Assecob/Sinduscon-SP, Ricardo Beschizza, foi um dos incentivadores da implantação do conselho. De acordo com ele, a ideia de trazer o projeto para Santos surgiu durante a realização do FICON (Fórum da Indústria da Construção de Santos e Região), realizado em 2018, a partir de uma sugestão do presidente da CBIC, José Carlos Rodrigues Martins. "A partir daí, a Associação Comercial de Santos, a Assecib (Associação dos Empresários da Construção Civil), o SindusCon-SP e o Secovi-SP se uniram para trazer o projeto à cidade, mais especificamente à sede ACS".

Segundo um dos coordenadores do Conselho, André Canoilas, alguns temas devem ser tratados como prioritários. Entre eles estão qualidade de vida, vocação econômica, educação e turismo. "Santos nunca esteve tão preparada para enfrentar um novo ciclo econômico. Temos as obras da entrada da Cidade, a reformulação da Ponta da Praia e a criação de um novo Centro de Convenções. Temos que atrair novos investimentos, principalmente, na área de Porto. Temos um DNA enorme para a área logística e isso deve ser explorado".

Serviço

A palestra de apresentação oficial do projeto ocorrerá na próxima segunda-feira (13), a partir das 19 horas, pelo Sistema Microsoft Teams. Interessados precisam se cadastrar por este link.

Tudo sobre: