O segundo dia de inverno, esta segunda (22), foi mais quente do que nas semanas anteriores; nesta terça, o frio retorna (Vanessa Rodrigues) A chegada antecipada do frio em Santos fez a população comprar as peças necessárias antes do início oficial do inverno. É o que dizem comerciantes de estabelecimentos do Centro ouvidos por A Tribuna. Segundo eles, maio registrou resultados acima do esperado, enquanto o início de junho apresentou desaceleração. Clique aqui para seguir agora o canal de A Tribuna no WhatsApp! “Desde maio já está um pouco mais friozinho, então provavelmente as pessoas já procuraram desde antes, e agora não estão precisando mais. A estimativa de vendas que a gente achou que iria atingir, não conseguimos ainda”, afirma a comerciante Annekelle Alves dos Santos, de 37 anos. A percepção é compartilhada pela comerciante Michelle de Souza Correa, de 46 anos. “Maio parecia um segundo dezembro para a gente. Deu bastante movimento e nós conseguimos bater a meta. Agora esse mês está um pouquinho mais fraco”. Segundo ela, a procura teve como destaque as roupas infantis. “O pessoal vai levar os filhos para a escola às 6 horas e tem que ter mais de uma peça de roupa. Aí as mães falam que a calça já está encurtando, essas coisas”, disse. Michelle avalia que os preços acessíveis também contribuíram para o desempenho. “A gente tem conjuntinhos para crianças com preços bons. Os básicos, como o moletom, também estão baratos”. A vendedora Lourdes Reis, de 47 anos, aponta que a população tem procurado mais por itens como meias, toucas, moletons e blusas de frio. No entanto, ela também destaca que o movimento “está muito parado”. Consumidores preparados Entre os consumidores, a compra de itens de inverno tem sido motivada principalmente pela necessidade, mas sem deixar de lado a busca por promoções. A dona de casa Rosa Maria Ribeiro, de 58 anos, conta que foi ao Centro comprar meias para o neto e aproveitou para adquirir outras peças. “Comprei uma calça de moletom para o meu marido e uma blusa quentinha. A gente vai comprando à medida que vai precisando”, diz ela, explicando que muitas roupas dos anos anteriores continuam sendo utilizadas. A analista de recursos humanos Luciana Oliveira, de 53 anos, também estava procurando por meias para presentear um bebê de 1 ano. “Estou procurando uma meia porque no frio você não esquenta o corpo com o pé gelado”, afirmou ela, dizendo já estar preparada para a estação após ter feito as compras de inverno no ano anterior. Já a professora Maria Eliana Rodrigues, de 62 anos, conta que saiu às compras após acompanhar a previsão de queda nas temperaturas. “Já estou me precavendo, porque dizem que esta semana vai esfriar muito, então, estou procurando mais uma calça porque as peças de cima eu já tenho”, disse.