Para evitar que clientes ficassem aglomerados dentro de seu comércio, Dario Jardim teve uma ideia: criar uma barreira para impedir o acesso, e atender aos clientes na calçada do estabelecimento.
O comerciante, que trabalha com três funcionários e sua irmã, que é sócia-proprietária, afirma que a medida é para prevenir o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19). A forma de prevenção foi implantada neste sábado (21) pelo emrpesário e pela equipe.
A ideia, a princípio inusitada, é por zelo pelos clientes e funcionários, segundo Dario. “Nós estamos tomando medidas preventivas. A gente começou com um isolamento por meio de faixas no balcão, e hoje a gente decidiu restringir o acesso à loja. Os clientes aguardam do lado de fora e fazemos o atendimento à distância”, explica.
O comerciante diz que não há como evitar o contato na hora do pagamento, feito em dinheiro ou cartão, mas que a restrição de acesso ao estabelecimento é “um grande passo”. Ele ainda conta que alguns clientes não estão levando a pandemia a sério, e chegam a zombar da medida. Apesar disso, são minoria. “Tem gente que faz piada com a situação, estamos atendendo idosos, público que faz parte do grupo de risco, e eles não estão acreditando, não têm noção do tamanho do problema”.
O bloqueio, feito com uma espécie de barricada na porta da loja de materiais elétricos, hidráulicos e de reparos domésticos, chama a atenção de quem passa pelo local, próximo ao Canal 1. Dario conta que só não fechou as portas ainda, como fez a concorrência, porque não tem respaldo para pagar as contas.
“A gente mantém as portas abertas porque não tem respaldo nenhum do governo. Precisamos disso para o pagamento dos funcionários e dos impostos. Estamos tentando migrar para o atendimento não-presencial, por meio de aplicativos, porque a tendência é piorar”, desabafa.