Com tempo bom, crianças aproveitaram atrações em Santos nesta quarta

Eventos aconteceram ao lado do Aquário Municipal e no Centro Histórico

Por: ATribuna.com.br  -  12/10/22  -  21:11
Atualizado em 13/10/22 - 13:44
Na Praça Luiz La Scala, ao lado do Aquário Municipal, o tempo bom levou muita gente para participar das brincadeiras
Na Praça Luiz La Scala, ao lado do Aquário Municipal, o tempo bom levou muita gente para participar das brincadeiras   Foto: Marcelo Martins/PMS

Atividades para todas as idades e gostos rechearam o Dia das Crianças em Santos nesta quarta-feira (12). Na Praça Luiz La Scala, ao lado do Aquário Municipal, o tempo bom levou muita gente para participar das brincadeiras, que aliaram o tema meio ambiente. No Centro Histórico, foi o Bonde Café Japão que agradou crianças e adultos.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Os estandes montados na Ponta da Praia, com temas relacionados ao meio ambiente, chamaram a atenção. Ao chegar no local os pequenos eram recebidos com pipoca e algodão doce, e podiam passear por cerca de 20 tendas montadas. Entre elas, o Instituto Gremar, Projeto Albatroz, Parque Estadual Marinho e Projeto Petrechos de Pesca Perdido no Mar.


Assim, com tudo juntinho, ficou fácil falar sobre o caminho do lixo, resgate de animais marinhos e silvestres, além de educação ambiental. Havia até lugar para o descarte correto de material eletrônico.


Conscientização
Entre desenhos, pinturas e esqueletos de animais marinhos, Benjamin, 6 anos, adorou a chance de se aproximar de um microscópio. “Estava vendo o tubarão. Foi o que mais gostei”. Para a mãe do pequeno, a professora Silvana Santos, valeu a chance de um dia diferente. “É importante este trabalho de conscientização desde criança”.


Uma lagosta enorme feita com material reciclável foi um dos pontos de destaque
Uma lagosta enorme feita com material reciclável foi um dos pontos de destaque   Foto: Marcelo Martins/PMS

Uma lagosta enorme feita com material reciclável foi um dos pontos de destaque durante o evento. Elaborada pelos alunos da UME Ayrton Senna, virou o ponto instagramável das brincadeiras. E não somente para as crianças. Um grupo de professores do Pará fez questão de tirar fotos para postar nas redes sociais.


“Achei muito interessante, lixo virando arte. Vamos levar para nossos alunos. Estamos conhecendo a Cidade e várias informações sobre os oceanos. Precisamos conhecer mais e, com isso, ganha o meio ambiente”, diz a professora Odinéia Serrão, que veio com mais três colegas de profissão participar do evento internacional da Unesco ‘Diálogos da Cultura Oceânica’.


No estande da Sea Shepherd, um vídeo levava os participantes a um mergulho pelo oceano ‘Tudo em 3D’. A viagem digital foi uma diversão para o engenheiro Noah Sakihama e o filho Ian, de 11 anos.


"Tinha um barco naufragado no caminho. Achei muito legal", conta Ian. "Esta interatividade é muito interessante. É muito real. Já fiz curso de mergulho e realmente para de verdade", complementou Noah.


A apresentação da Trupe do Mar com o espetáculo sobre as Ondas chamou bastante atenção dos baixinhos. Com palhaços e muito malabarismo, os atores encantaram o mundo infantil e deram o recado sobre os cuidados com a natureza.


"É um momento incrível. Achei sensacional. Faltava isso no pós-pandemia. O espetáculo chama a atenção e ensina, tudo junto. Trouxe minha sobrinha Maria Alice, de 8 anos, e minha filha Manuela, de 2 anos, para assistir”, conta a assistente de recursos humanos Hevelyn Milheiros Chaves.


Solidariedade
Outra atração foi um espaço de beleza que ofereceu corte de cabelo para o projeto Fiotrar. A iniciativa aproveita cabelos que não podem ser usados na confecção de perucas oncológicas para criar mantas de fios para a limpeza dos oceanos.


"É importante conscientizar desde pequeno e Santos é a única cidade no mundo que tem uma lei específica para cultura oceânica nas escolas. Isto torna o Município uma referência mundial”, disse o prefeito Rogégio Santos.


Bonde Café Japão teve quatro saídas ao longo da tarde
Bonde Café Japão teve quatro saídas ao longo da tarde   Foto: Raimundo Rosa/PMS

Bonde temático
No Centro Histórico, foi o Bonde Café Japão que agradou crianças e também adultos. Com quatro saídas ao longo da tarde, os pequenos puderam, além de conhecer pontos turísticos e históricos, participar de uma oficina de minibarista.


Especialistas formados pelo Estação Bistrô Restaurante-Escola ensinaram, durante o percurso, o processo de preparo da bebida e como decorá-la usando a criatividade.


Gabrielly, 10 anos, desenhou uma flor e adorou o café com leite enfeitado por ela. Ela veio com a mãe, a assistente administrativo Deborah Almeida, e o irmão Davi, 8 anos. “Gostei porque a gente também aprendeu sobre a história do café”, disse a menina.


Deborah explica que eles viram a programação e decidiram vir ao Centro especialmente para o passeio. "Foi um dia bem diferente, eles quiseram vir e gostaram muito”, complementa.


Sarah, 8 anos, escreveu amor em inglês e dedicou o café para a mãe, Danielle Brazão. “Sempre que tem atividade diferente a gente vem”, conta ela, que trouxe ainda a filha Gabrielle, de 15 anos, e o marido, o funcionário público estadual Yuri Garcia.


“Gosto de café com leite. Sempre venho e gosto de aprender”, diz a adolescente. Yuri diz ainda que estes estão na lista de passeios favoritos da família. “A gente sempre está no Instagram vendo quando tem eventos para trazê-los. Esta experiência com café foi muito bacana”.


Logo A Tribuna
Newsletter