EDIÇÃO DIGITAL

Segunda-feira

3 de Agosto de 2020

Com filas, shoppings de Santos reabrem as portas ao público

Quatro empreendimentos da cidade vão funcionar das 15h às 19h

Depois de mais de 90 dias fechados, os shoppings de Santos finalmente reabriram as portas às 15h desta quarta-feira (24). Uma hora antes do tão esperado momento, já havia fila de espera.

No Praiamar, a porta principal tinha grades de proteção para organizar a entrada de pessoas. Havia distanciamento entre elas e tudo era observado de perto pelas equipes do shopping.

Quem estava ansiosa para poder passear pelo shopping era a dona de casa Zuleica Santos Abreu, de 42 anos. Moradora do BNH Aparecida, ela diz que a sensação é de que a vida está voltando ao normal. "O bairro todo mudou. Estava tudo vazio e diferente. Agora sim vejo que podemos voltar ao que tínhamos antes. Vim só para andar e ver gente".

O aposentado Rivaldo Santana, de 76 anos, queria pagar uma conta na lotérica. E deixou para fazer isso no shopping. "Já quis aproveitar para acompanhar a reabertura. É como se um pedaço da nossa identidade estivesse sendo devolvido. Isso é algo histórico". 

Vale lembrar que os shoppings de Santos ficarão abertos das 15 às 19h. É obrigatório o uso de máscara, tanto para consumidores, quanto para lojistas.

Equipes de fiscalização da Prefeitura percorreram os quatro shoppings da Cidade ontem (Praiamar, Miramar, Parque Balneário e Pátio Iporanga) e não encontraram irregularidade.

Consumidores tiveram a temperatura aferida antes de entrar nas lojas dentro do shopping (Foto: Matheus Tagé/AT)

Regras

De acordo com a prefeitura, os shoppings deverão fazer um plano de controle de entrada de pessoas a ser apresentado durante fiscalização, sendo dos empresários a responsabilidade pelo cumprimento do distanciamento social dos clientes. É recomendado que pessoas pertencentes aos grupos de risco não frequentem os estabelecimentos.

Outra restrição é que dentro das lojas não poderá ser atendido mais de um cliente simultaneamente. A retomada das atividades ficará suspensa caso a Baixada Santista seja classificada na fase 1 (Alerta Máximo) no Plano São Paulo.

Se necessário, poderão ser implementados corredores de fluxo só para entrada e saída do empreendimento, com demarcação no piso. Também deve ser limitada a quantidade de pessoas nos elevadores e reduzidas as áreas de estacionamento, com ajuste das entradas e saídas dos veículos para melhor coordenar o fluxo. Estão suspensos os serviços de ‘valet’, para evitar o uso dos veículos de clientes pelos colaboradores.

Nesse primeiro período de retomada, não funcionarão cinemas e atividades de entretenimento, inclusive áreas para crianças. As praças de alimentação funcionarão apenas para retirada ou delivery.

Shoppings de Santos vão funcionar das 15h às 19h (Foto: Matheus Tagé/AT)
Tudo sobre: