Cinemas de Santos poderão reabrir com restrições

A medida foi publicada no Diário Oficial deste sábado (3) e permite que as salas de exibição da cidade funcionem com 40% de sua capacidade, entre 14 e 22 horas

Seguindo a flexibilização permitida pelo Governo do Estado, a Prefeitura de Santos autorizou a reabertura dos cinemas, seguindo alguns protocolos do setor. A medida foi publicada no Diário Oficial deste sábado (3) e permite que as salas de exibição da cidade funcionem com 40% de sua capacidade, entre 14 e 22 horas.

Na sexta-feira (2), São Vicente também publicou as normas de reabertura dos cinemas e de eventos com ingressos. Na região, Guarujá e Itanhaém também já haviam liberado os cinemas no mês passado. Cubatão ainda não autorizou a reabertura e, em Praia Grande, as exibições estão ocorrendo no formato de drive-in. As demais cidades não contam com salas de cinema.

Pelo Plano São Paulo, desde julho, as regiões que permanecessem por 28 dias na fase amarela poderiam flexibilizar esse tipo de atividade. A Baixada Santista entrou nesta fase no início de julho, o que permitiria que as exibições fossem possíveis a partir de agosto. Mas a decisão final e regulamentação coube a cada prefeitura.

Em Santos, além da capacidade reduzida, o decreto determina, entre outras coisas, um intervalo maior entre as sessões, de 30 minutos, para que haja higienização no local, distanciamento do público, verificação de temperatura e obrigatoriedade de máscara. O consumo de alimentos está permitido dentro das salas, mas crianças menores de 12 anos devem estar acompanhadas dos pais.

O diretor do Cine Roxy, Toninho Campos, que tem salas em Santos, São Vicente e Cubatão, afirma que está preparado para a reabertura das salas nas cidades que estão autorizadas. Isso deve acontecer na quinta-feira. Em Santos, por enquanto, apenas a unidade 5, que fica na Ana Costa estará em funcionamento. No Shopping Patio Iporanga, ele deve colocar para funcionar em duas semanas.

“Foram seis meses fechado e isso dá um desespero muito grande. Vamos reabrir com todo o cuidado, colocando o mesmo filme em várias salas para atender a todos e não ter aglomeração. O pessoal está com saudades do cinema e acredito que vá ter público”, afirma Campos.

A rede Cineflix, que tem salas no Miramar Shopping, não informa ainda a data que pretende reabrir, mas isso deve acontecer após a higienização inicial do cinema e treinamento dos funcionários. O Cine Arte Posto 4, administrado pela Prefeitura, não reabrirá neste momento, devido ao seus tamanho e característica. Neste sábado (3), a reportagem não conseguiu contato com a rede Cinemark. 

Cuidados 

O infectologista Marcos Caseiro orienta para alguns cuidados que devem ser tomados por quem pretende aproveitar os cinemas neste período. “O importante é, principalmente, respeitar o distanciamento social e permanecer de máscara durante o filme. Os cinemas também têm que garantir a manutenção das salas e a filtragem correta do ar para não ter problemas”, alerta. 

Mais autorizações 

Eventos sociais com cobrança de ingressos, como feiras e exposições, também foram liberados pela Prefeitura de Santos, seguindo critérios semelhantes aos dos cinemas.

“É uma excelente notícia para o setor de turismo e eventos pois fomos duramente impactados economicamente com a pandemia. É o início da retomada do setor”, avalia o presidente do Santos Convention & Visitors Bureau, Leonardo Carvalho.

Tudo sobre: