Ciclovia de Santos pode receber o nome do ultraciclista Claudio Clarindo

Proposta foi aprovada pela Câmara em discussão preliminar nesta quinta-feira e deve seguir para votação

Por: Maurício Martins  -  20/02/21  -  10:15
Claudio Clarindo perdeu a vida na manhã de 25 de janeiro de 2016, aos 38 anos
Claudio Clarindo perdeu a vida na manhã de 25 de janeiro de 2016, aos 38 anos   Foto: Arquivo/AT

A Câmara de Santos aprovou, em discussão preliminar, na noite desta quinta-feira (18), o Projeto de Lei 57/2019,de autoria do vereador Chico Nogueira (PT), que dá o nome do atleta Claudio Clarindoàciclovia da praia de Santos, do José Menino à Ponta da Praia.Apropostaemhomenagem aoultraciclistada Cidade,mortoem um acidente em 2016,continuará tramitandonas comissões do Legislativoatéser pautadapara votação em dois turnos.


Clique e Assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe acesso completo ao Portal e dezenas de descontos em lojas, restaurantes e serviços!


“Clarindo inscreveu seu nome na história do esporte e figurava na lista internacional dos 10 melhores ciclistas de longa distância”, justificou Nogueira. “Outraação pioneira de Clarindo foi a criaçãoda equipe A Tribuna/Unilusde ciclismo”, pontuou.


A maioria dosparlamentares aprovouo seguimento do projeto, derrubando um parecer contrário da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Casa, presidida por Benedito Furtado (PSB). O vereador explicou nãoécontra a proposta, mas que ela tem um vício de origem: deveria, conforme legislação, ser apresentada pelo prefeito Rogério Santos (PSDB). Issodevefazer com que, mesmoseaprovada no Legislativo, seja obrigatoriamente vetada pelo prefeito.Cabe do Poder Executivo nomear logradouros públicos.


“Entendo perfeitamente a proposta, concordo em gênero, número e grau. Mas achoque dá para fazer uma negociação com o prefeito, porque o projeto tem problema de iniciativa. Se o prefeito concordar, a gente prossegue. Porque a gente aprova aqui, vai pra lá, ele veta.Aí volta e derrubamos o veto.Acho isso ruim”, diz Furtado.


Acidente


ClaudioClarindoperdeu a vidana manhã de25de janeiro de 2016, aos 38 anos.Ele foi atropeladono km 243 daRodoviaRio-Santos, quandopedalava no acostamento, sentidoGuarujá/ Bertioga, e seguia todos os padrões de segurança. Foiatingidoporum carro que trafegava no sentido contrário, atravessou a pistae invadiu o acostamento. O motorista teria perdidoo controle ao dormir ao volante.


Considerado umdos dezmelhores do mundo,Clarindoconcluiu cinco vezes aRaceAcrossAmerica,prova que atravessaos EstadosUnidos, de Oceanside,na Califórnia, atéAnnapolis, em Maryland.No ano de sua morte,ele disputaria o circuito mundialde longadistância.Além disso, Clarindo era coordenador deEsportes dePraiada Secretariade Esportesde Santos.


Logo A Tribuna
Newsletter