Centro dos Estudantes de Santos elege nova direção

Novos líderes foram escolhidos na última semana. Meta: reorganizar movimento estudantil

Por: Ravena Soares  -  08/06/23  -  08:05
A partir da esquerda, diretores do CES Guilherme Biangaman, Laís Araújo, Matheus Café (presidente) e Michelle Souza visitaram Grupo Tribuna
A partir da esquerda, diretores do CES Guilherme Biangaman, Laís Araújo, Matheus Café (presidente) e Michelle Souza visitaram Grupo Tribuna   Foto: Sílvio Luiz/AT

Matheus Café, de 19 anos, é o novo presidente do Centro dos Estudantes de Santos (CES). O universitário foi eleito na última semana, durante congresso da instituição, fundada em 1932.


Clique, assine A Tribuna por apenas R$ 1,90 e ganhe centenas de benefícios!


Uma das metas de Matheus é retomar o movimento estudantil organizado. “Vamos colocar como centralidade a universidade e a educação no projeto de desenvolvimento regional.”


Ele também explica que deseja lutar por passe livre e Bom Prato para estudantes e creche noturna, como auxílio para mães que desejam estudar na região.


Sede do centro está desativada. Um dos objetivos é reabrir o prédio
Sede do centro está desativada. Um dos objetivos é reabrir o prédio   Foto: Sílvio Luiz/AT

Estudante de Letras no Instituto Federal de São Paulo (IFSP) - Campus Cubatão e morador da Alemoa, em Santos, Café é o primeiro da família a ingressar no Ensino Superior.


“Carregarei comigo a responsabilidade dos sonhos e lutas dos estudantes universitários da Baixada Santista, por uma universidade que tenha a cara do estudante brasileiro”, afirma.


Também fazem parte da direção do CES Guilherme Biangaman (23 anos, Comércio Exterior, Unisanta), Laís Araújo (20 anos, Psicologia, Unip) e Michelle Souza (19 anos, Serviço Social, Unifesp).


A entidade
O Centro dos Estudantes de Santos foi fundado em 1932 para representar os universitários da Baixada Santista. A entidade é a segunda mais antiga do gênero no País. Sempre foi sede da organização dos alunos e de ações em defesa da educação e do desenvolvimento locais.


Entre os ex-presidentes do CES, está o santista Mario Covas (1930-2001), que foi governador. A instituição também passou por períodos históricos da política nacional, como a ditadura (1964-1985).


Segundo Matheus Café afirma que a sede do CES (na Avenida Ana Costa, 310, no Campo Grande), está inativa, e as reuniões estão ocorrendo em espaços públicos ou sindicatos. “Nossa gestão tem como objetivo ouvir os estudantes e construir saídas para resolver sobre a sede”, explica.


O Centro dos Estudantes também vem reorganizando alunos e instituições de base.


Logo A Tribuna
Newsletter