Central de Libras de Santos tira dúvidas de surdos sobre coronavírus pelo WhatsApp

Atendimentos são feitos por videochamada. Pelo Instagram, as intérpretes também informam sintomas e formas de se prevenir da doença

Por: Por ATribuna.com.br  -  08/04/20  -  20:04
Central de Libras de Santos realiza atendimentos há mais de um ano
Central de Libras de Santos realiza atendimentos há mais de um ano   Foto: Marcelo Martins/Prefeitura de Santos

Pensando nos deficientes auditivos que não dominam a Língua Portuguesa, a Central de Libras de Santos decidiu fazer atendimentos específicos para tirar dúvidas sobre a Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus. Os atendimentos são feitos por videochamada no WhatsApp, pelo número (13) 99155-2377, de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.


O intuito é esclarecer questões referentes ao vírus. As intérpretes informam quais são os sintomas da doença e orientam pessoas surdas a como se prevenirem, além de comentarem sobre a necessidade de cumprir a quarentena neste momento.


Outro canal especialmente voltado para esta população é o perfil da Central de Libras no Instagram, criado no último dia 22. Lá, são publicadas frequentemente informações sobre as decisões tomadas em Santos referentes ao enfrentamento à Covid-19. Todos os vídeos são traduzidos para Libras.


Outros assuntos que sejam de interesse dos surdos também são informados pela rede social, como, por exemplo, a vacinação contra a gripe para pessoas com mais de 60 anos, a ampliação no horário dos restaurantes Bom Prato e informações sobre o portal Educa.Santos, plataforma com atividades educativas para os alunos da rede municipal de ensino.


"Tivemos um retorno positivo dos surdos com mais de 60 anos que foram se vacinar após avisarmos no Instagram e também no WhatsApp. Nosso objetivo é promover a cidadania desse munícipe”, diz a coordenadora de Políticas para Pessoas com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cristiane Zamari.


Logo A Tribuna
Newsletter