EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

29 de Fevereiro de 2020

Carnaval de Santos começa nesta sexta; Grupo Especial terá transmissão de ATribuna.com.br

A transmissão ao vivo começará por volta das 20h30 de sábado (15), quando a escola Mãos Entrelaçadas estiver se preparando para desfilar na passarela do samba

O Carnaval de Santos 2020 será nesta sexta (14) e sábado (15), na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz. Os portões serão abertos às 18h30. Nos dois dias, os primeiros desfiles estão previstos para às 20 horas. Na sexta, o cantor Xande de Pilares agita a galera após o desfile da Unidos da Baixada (escola de samba convidada).

>>> Confira arte especial para os desfiles das escolas de samba no Carnaval de Santos

A transmissão de ATribuna.com.br começará por volta das 20h30 de sábado (15), quando a escola Mãos Entrelaçadas estiver se preparando para desfilar na passarela do samba Dráusio da Cruz. Serão quatro câmeras exclusivas (uma no estúdio, uma na concentração, uma no meio da pista e uma aérea).

O jornalista Alexandre Lopes fará a apresentação e dois repórteres entrarão ao vivo durante toda a noite. “Além disso, durante a transmissão, vamos abrir a votação do Estandarte Santista”, explica Lopes. Os detalhes sobre o Estandarte estão no G1 Santos.

Organização

Haverá esquema especial de segurança e transportes (veja o quadro ao lado). Cerca de 10 mil pessoas são esperadas na Passarela do Samba Dráuzio da Cruz em cada um dos dois dias de desfiles das escolas de samba.

Nesta sexta (14) entram na passarela, pela ordem, as escolas de samba Bandeirantes do Saboó, Império da Vila, Imperatriz Alvinegra e Unidos da Zona Noroeste, todas lutando pelo título do Grupo 1. Na sequência, desfilam as agremiações do Grupo de Acesso: Sangue Jovem, Padre Paulo e Brasil.

No sábado (15) será a vez das escolas de samba do Grupo Especial: Mãos Entrelaçadas, Real Mocidade, Unidos dos Morros, União Imperial, Amazonense, Mocidade Dependente, X-9 e Vila Mathias. O desfile de 2020 vai contar ainda com duas agremiações convidadas, a Unidos da Baixada e Dragões do Castelo.

E tem mudança no regulamento. “Do Grupo 1 sobem duas escolas para o Grupo de Acesso. No Acesso, desce uma escola e sobe uma para o Especial. E no Especial, uma cai”, explicou o Secretário de Cultura de Santos, Rafael Leal.

De acordo com ele, a mudança é para gerar mais competitividade entre as escolas, o que tem dado efeito. “Todas essas mudanças têm gerado um profissionalismo cada vez maior por parte das escolas, com isso a gente tem visto o Carnaval crescer”, afirma.

Quanto às notas, elas serão decimais e a menor será descartada. Os jurados estarão distribuídos em três setores, com todos os quesitos com um jurado em cada. “Assim, se por exemplo uma escola tem um erro específico ali, não grave, mas não comete mais erros, há mais chances deles serem corrigidos ao longo da avenida”, diz Leal.

Em caso de empate, a nota descartada é considerada. A escola campeã ganha R$ 24,2 mil e a vice R$ 12 mil. 

Esquema

Ao todo, serão sete arquibancadas - posicionadas nos dois lados da passarela - para acomodar o público durante os desfiles de 17 agremiações. A segurança, a cargo da Polícia Militar, terá reforço de 100 guardas civis municipais por noite. A GCM disponibilizará ainda seis viaturas, duas motos e um drone para reforço da segurança.

O local do evento terá 10 lanchonetes administradas por entidades assistenciais cadastradas no Fundo Social de Solidariedade. Serão sete ambulâncias e 23 profissionais entre técnicos de enfermagem, enfermeiros e médicos. Haverá posto médico.

A apuração das campeãs do carnaval será na terça-feira (18), a partir das 12h, no Teatro Municipal Braz Cubas (Av. Pinheiro Machado, 48, Vila Mathias).

Recomendações

No verso do ingresso estão especificados os itens de acesso proibidos no sambódromo: recipientes de vidro, garrafas plásticas e latas de qualquer natureza e tamanho; coolers, isopores e caixas térmicas; guarda-chuvas grandes com ponta; presilhas de metal para cabelo; substâncias tóxicas e fogos de artifício ou artefatos.

Não será permitida, ainda, a entrada de pessoas com papel em rolo de qualquer espécie, jornais e revistas; balões em geral; capacetes; armas de fogo e branca de qualquer tipo e espécie, além de materiais ou objetos que possam causar ferimentos.

Tudo sobre: