EDIÇÃO DIGITAL

Sábado

29 de Fevereiro de 2020

Câmara de Santos cobra prefeitura e EMTU por projeto no túnel do VLT

Obra anunciada em setembro do ano passado para diminuir o número de usuários de drogas no José Menino ainda não foi feita

A Câmara de Santos aprovou pedido de explicações e providências à prefeitura e à Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos (EMTU), do governo estadual, sobre o projeto de instalação de planos inclinados no túnel do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), no José Menino.

A medida, que impediria a permanência de usuários de drogas no local, foi prometida em setembro do ano passado. O requerimento do vereador Fabrício Cardoso (PSB) foi apresentado na segunda-feira (10).

Cardoso questiona a previsão do início dessas obras e solicita cópia do projeto. Segundo o parlamentar, em setembro de 2019, foi divulgada uma série de ações com o objetivo de aumentar a segurança na região do túnel do VLT e impedir a concentração de pessoas em situação de rua e usuários de entorpecentes naquela região, principalmente dentro do túnel.

“Entre as medidas anunciadas, estava a construção de planos inclinados para impedir a permanências de pessoas no local. Na época do comunicado à imprensa, o gerente da EMTU disse que o projeto ficaria pronto e seria disponibilizado à prefeitura em 20 dias. No entanto, quatro meses se passaram e a obra ainda não começou”, diz o vereador.

Insegurança 

O clima de insegurança no bairro José Menino permanece, o que motivou a Câmara Municipal a voltar a questionar o Executivo e o estado sobre as providências prometidas para o local. Recentemente, uma jornalista teve dedos cortados por um bandido naquela área.

Cardoso afirma que reconhece o empenho dos órgãos responsáveis pela segurança do local (Guarda Municipal e Polícia Militar), mas quer que a medida anunciada saia do papel. “Todo prometido precisa ser cumprido. Obviamente, o número de pessoas no interior do túnel diminuiu devido às ações da PM, em conjunto com a GCM. Mas a instalação dessas rampas dificultará o acesso e permanência, auxiliando ainda mais no reforço da segurança”.

Em 30 dias 

Questionada, a prefeitura disse que todas as informações devem ser solicitadas junto à EMTU. Já a assessoria de imprensa da EMTU informou que o projeto de planos inclinados dentro do túnel do José Menino está em fase de conclusão. “Está sendo analisada a viabilidade de implantação na área de operação do VLT. Esse trabalho será desenvolvido junto ao consórcio operador e o prazo estimado de término é nos próximos 30 dias”.

Tudo sobre: