Bonde Reboque, da Linha Turística de Santos, é restaurado e terá novo chassi

Trabalhos foram iniciados esta semana pela CET e devem durar quatro meses

Por: De A Tribuna On-line  -  31/01/19  -  20:25
Bonde Reboque, da linha turística de Santos, será restaurado
Bonde Reboque, da linha turística de Santos, será restaurado   Foto: Divulgação/Prefeitura de Santos

O restauro do Bonde Reboque, que faz parte da frota da Linha Turística de Santos, foi iniciado nesta semana pela equipe especializada da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET). O trabalho deve se estender por cerca de quatro meses.


O chassi do veículo é o principal alvo do restauro. Ele está na oficina da empresa, no bairro Vila Mathias. A parte com a capota e bancos ficou na garagem da Estação do Valongo. Em circulação no Centro Histórico há quase 20 anos, o reboque recebe manutenção periódica e, ao longo desse período, passou por reformas e adequações.


As melhorias incluem a troca do assoalho, nova rampa de acessibilidade, freios de ar, além das revisões regulares das rodas, freios e demais dispositivos. O reboque ficou por anos apenas em exposição e, depois, com a criação da Linha Turística, voltou a circular, sempre com o mesmo chassi.


Precisão


O trabalho no Bonde Reboque envolve serviços de marcenaria e carpintaria. A estrutura atual não pode ser desfeita de uma única vez, pois servirá de referência para a nova, segundo os responsáveis pelo restauro. Não há outro molde para o elétrico, que é de origem escocesa e data de 1910.


Logo A Tribuna