Bloco da Dona Doroteia é homenageado no Carnabonde

Desfile acontece no sábado de carnaval, em Santos

Por: De A Tribuna On-line  -  25/02/19  -  21:54
  Foto: Divulgação/ Prefeitura de Santos

O Carnabonde deste ano, que ocorre no próximo sábado (2), das 12h às 17h, irá coroar a tradição do Clube Saldanha da Gama, responsável por comandar o baile "Dona Doroteia, Vamos Furar Aquela Onda?" e o bloco "Nereida Tricolores", dois ícones do carnaval de Santos.


A festa no Centro da cidade visa relembrar os carnavais antigos. Os foliões seguem em cortejo atrás do Bonde Turístico, que é decorado com a temática de cada edição. Desde 2006, o evento é baseado na pesquisa e produção do ator e artista plástico André Leahun.


O clima carnavalesco também marcará presença na Praça Mauá, que receberá as bandas Oscar Guzella, no carro de som, e Zago Art Show Guarda, que se apresentará no palco.


Homenagens


O Clube de Regatas Saldanha da Gama foi fundado em julho de 1903 por Alberto Xavier Morais e Antônio Filgueiras Chaves Junior. O clube foi criado inicialmente com o objetivo de fortalecer os esportes aquáticos, mas, ao longo dos anos, se tornou uma referência no carnaval. O quadro de diretores e associados fez surgir agremiações como a "Dengosas do Marapé", "Favoritas do Sultão" e "Taba e Osvaldo Cruz".


Entretanto, foi o bloco "Dona Doroteia, Vamos Furar Aquela Onda?" que marcou o carnaval santista durante 74 anos, até ser paralisado em 1997. O bloco surgiu como uma brincadeira entre amigos e ganhou grande proporção. Hoje, "Dona Doroteia" é uma referência no país, tendo várias versões da festa, como os blocos "Dona Doroti" e "Dona Dorô".


A evolução do bloco para o grande desfile de blocos pré-carnavalescos fez surgir no clube o "Bloco Nereida Tricolores", que sempre desfilou como hors concour (fora do concurso).


Logo A Tribuna